Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap entrega ovos de Páscoa para crianças e moradores da Vila de Americano e Marituba

Internas do sistema penal produziram chocolate doado à comunidade do entorno do Complexo Penitenciário de Santa Izabel e, também, em Marituba

Por Caroline Rocha (SEAP)
31/03/2024 10h15

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma ação especial, no sábado (30), para crianças e moradores, em geral, da comunidade vizinha ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel e, também, no município de Marituba.

Policiais Penais da Seap do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR), e do Comando de Operações Penitenciárias (COP) distribuíram mais de mil ovos de Páscoas confeccionados por internas do sistema penal.  

O comandante do GAP, Júlio Cesar Néris, coordenou a ação e destacou a importância da iniciativa. “A gente acaba percebendo que essas pessoas aqui estão tão próximas, às vezes, e a gente preocupado, lá dentro, com o trabalho diário. Hoje nós temos a oportunidade de conviver e compartilhar esses momentos com eles. Só tenho a agradecer à secretaria pela oportunidade, que nos proporciona esses momentos. Desejo uma feliz Páscoa para todos nós”, desejou o comandante Néris.

O capitão PM, Valdo Medeiros, do COPE, lembra que o trabalho desenvolvido pela Seap é a custódia, o trato com Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), que chegam nas unidades prisionais após uma situação de crise.  

“A comunidade, ela tem que olhar para nós de forma que ele entenda o papel da Seap n ressocialização do indivíduo. Uma ação dessa é importante porque ela abre portas no coração das pessoas, abre portas na forma como elas enxergam o sistema prisional. Então quero aqui dar os parabéns à Seap e toda a equipe, todos os seguidores da Seap em especial. Para nós, policiais militares, é uma honra especial estar aqui e participar desse evento”, comentou o capitão Medeiros.

Moradores aprovam ação 

Pegos de surpresa, os moradores da Vila de Americano, a princípio, até se assustaram com a movimentação das viaturas nas ruas, mas quando descobriam do que se tratava, os sorrisos se multiplicavam entre adultos, idosos e principalmente as crianças. A pé, correndo, de bicicleta ou mesmo no colo dos pais e mães elas se aproximaram as dezenas em todos os pontos em que as equipes de policiais passavam. Uma verdadeira festa surpresa na manhã que começou chuvosa na região metropolitana de Belém.

Morado de Americano, Danilo Machado aprovou a iniciativa dos agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap)Danilo de Souza Machado, é locutor de esporte e mora a vida inteira na Vila de Americano e considerou a ação é muito positiva para a comunidade. Ele conta que durante muito tempo a Vila e seus moradores sofreram com o preconceito e discriminação por serem vizinhos do Complexo Penitenciário de Santa Izabel. “Muitas pessoas diziam que a população daqui não possuía nenhum atributo ou fundamento por morarmos na Vila de Americano”, contou.  

 “Achei uma iniciativa muito boa porque há muitos anos foi muito discriminado aqui por termos um presídio perto. E hoje a gente pode ver que eles fazem ações positivas. Já vi ação para as crianças aqui, vi agora ação na Páscoa, então, como morador daqui há muito tempo, nasci e me criei aqui americano, vi que o americano evoluiu muito, e também tem trazido resultados positivos para o nosso município”, avaliou o morador.

A pedagoga Antonia Santos foi uma das pessoas que se assustaram primeiramente com a chegada das viaturas, mas ao ver a distribuição dos ovos para a criançada, mudou completamente o semblante. Para ela, há um simbolismo muito grande ao ver um policial fardado realizando a entrega do ovo de Páscoa. “Acaba motivando também, estimulando as crianças na parte da segurança pública e do afeto”, diz.

Rosineide Silva sorri satisfeita ao lado da filhas que exibem os ovos de chocolate recebidos da Seap “Já pela manhã cedo receber um ovo de Páscoa, aquela criança que muitas vezes tem esse desejo com a família, com os pais, e não tem condição financeira, e aí pela manhã ser surpreendido com ovo de Páscoa, ainda pela segurança pública, sem dúvida, é uma ação excelente. Parabéns!”, concluiu a pedagoga.

Comandante do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Júlio Cesar Néris: "Desejo uma feliz Páscoa para todos nós”, disse.Trabalho prisional

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), desenvolveu a produção de ovos de chocolate para doação. Cinco mil ovos foram produzidos pelas internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua. Foram produzidas também trufas e chocolates decorativos. Ao todo, foram utilizados cerca de 350 kg de chocolate.  

O início da distribuição dos primeiros mil ovos ocorreu na quarta-feira, 27, para os servidores da Seap com filhos menores com idade de até 12 anos. No próximo dia 5 de abril acontece a terceira e última doação, que vai contemplar os filhos dos internos do sistema prisional da Região Metropolitana de Belém (RMB), inscritos para realizarem visitas.  

Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap