Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) revista unidades penais
Total de 54 unidades do sistema penitenciário estadual passaram por ação preventiva, realizada sempre às vésperas de feriados prolongados
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma ação simultânea de revistas de celas e blocos carcerários, na manhã da quinta-feira (28), nas 54 unidades penais estaduais. A iniciativa preventiva acontece sempre às vésperas de feriados prolongados como este da Semana Santa.
Já nas primeiras horas da manhã, as forças de segurança da Seap, Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Grupamento de busca e Recaptura e policiais penais da Seap, realizaram a ação nas unidades.
O objetivo, segundo o Secretário Adjunto de Gestão Operacional (Sago), Ringo Alex Frias, “é manter o efetivo controle das unidades, garantindo a segurança dos servidores e a manutenção dos procedimentos de segurança estabelecidos pela Seap”, diz ele.
“A Seap hoje encontra-se em local de destaque na segurança pública auxiliando na queda significativa dos índices de criminalidade, nas ruas, trazendo como resultado a paz social. E, nas unidades, internamente, demonstramos também e deixamos bem firmado, de forma bem clara e objetiva, que o ambiente de carcerária é território exclusivo do Estado. E aqui quem manda é o Estado, na figura dos servidores penitenciários. E o Estado não pode se submeter a qualquer tipo de situação adversa a isso", garantiu Ringo Alex.
A avaliação das ações foi positiva informou o coronel PM Odenir Margalho, titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP). “Em todas as unidades que passamos temos observado essa rotina diária, sendo cumprida por todos os nossos operacionais policiais penais aqui na capital, região metropolitana e também no interior".
"A operação de Revista Geral, ocorreu de forma simultânea em todo o Estado, em todas as nossas 54 unidades penais e nós estamos acompanhando via web, em tempo real, através de informações repassadas, fotografias, imagens de vídeo, que tem nos trazido a percepção que o planejamento operacional feito pela Secretaria tem sido positivo”, disse o coronel Margalho.
Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap