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Seduc participa de lançamento do programa ‘FNDE chegando junto’ do Fundo Nacional da Educação, em Breves

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
27/03/2024 20h31

Nesta quarta-feira (27), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, participou da cerimônia de lançamento do programa ‘FNDE chegando junto’, no município de Breves, região do Marajó. A iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contou com a participação da presidente da autarquia federal, Fernanda Pacobahyba, e de profissionais de educação da região marajoara. 

Secretário de Educação Rossieli Soares “Educação se faz em conjunto e não tem como fazer se não for com os municípios, especialmente nos lugares que mais precisam, a parceria tem que ser mais estreita. Não tem como o estado fazer educação se não estiver em parceria com os municípios. Nesse sentido, a Seduc tem buscado melhorar no quesito transporte e merenda, mas tem muitas outras situações. Não importa que seja uma obra Federal, Estadual ou Municipal, o que importa é que tem uma criança ou um jovem que não está tendo atendimento, isso é o nosso dilema. Então, avançar nas obras é uma maneira de inclusão dos nossos jovens, por isso a importância do FNDE aqui na cidade”, disse o secretário de Educação, Rossieli Soares. 

A iniciativa do Governo Federal tem intuito de levar assistência técnica e monitoramento a essas regiões, com foco no fortalecimento dos programas e ações educacionais.

Fernanda Pacobahyba - Presidente do FNDE “O MEC, por meio do FNDE, elegeu este ano, em 2024, as regiões prioritárias para o trabalho. A primeira delas, nós tivemos a oportunidade de estar no estado do Amapá, e foi um sucesso. E agora, estamos aqui na região do Marajó e do Pará. É um local que nós temos muito interesse em ver, reverberar, em fazer uma educação de melhor qualidade. Mas a gente está aqui vendo o esforço dos prefeitos, vendo o esforço dos secretários de educação, para que realmente essa melhora possa acontecer e é dever do FNDE servir essa população”, disse a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. 

Durante o encontro houve palestras e atendimentos individuais, onde os gestores receberam orientações para aprimorar o monitoramento da prestação de contas com foco no aperfeiçoamento dos índices e resultados educacionais na localidade. 

Para o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Cezar Colares, o trabalho só terá sucesso se todas as esferas trabalharem em conjunto. “Então, para nós, é um momento de muita alegria por poder estar mais uma vez aqui no Marajó discutindo, debatendo sobre educação. Já tivemos várias oportunidades de estar aqui, mas hoje é um sentimento de muita alegria, porque hoje nós estamos podendo reunir os representantes dos municípios do Marajó. O estado do Pará tem índices negativos no que se refere à qualidade da educação, mas no Marajó esse índice é inferior à média do estado, por isso que o Governo Federal veio até o Pará para conhecer a nossa realidade. Trabalhando em conjunto conseguiremos reverter essa realidade e vencer as dificuldades e certamente será um sucesso”, reforça o conselheiro. 

Vivenciando as realidades - No período da tarde, a comitiva seguiu para o município de Bagre, também no Marajó, para realizar a visita em duas unidades escolares. 

“É uma grande importância vivenciar a realidade do Marajó. Então, a sensibilidade do Governo Federal de estar em Bagre é ver que realmente o olhar para o transporte escolar deve ser diferente, para as obras paradas é diferente. Então, essa sensibilidade faz com que a nossa educação avance muito mais. Hoje é um momento histórico para o Marajó, é um momento histórico para Bagre, é um momento histórico para todos nós, que somos secretárias do município de educação”, disse a secretária municipal de Educação de Bagre, Cláudia Seabra. 

FNDE Chegando Junto - A iniciativa é um esforço para superar barreiras físicas e sociais, implementando melhorias em todos os programas e ações da autarquia, desde o Plano de Ações Articuladas (PAR), obras escolares, Fundeb e prestação de contas até livro e material didático, alimentação escolar e transporte de estudantes. O projeto se apresenta como uma ponte para reduzir desigualdades e promover a educação de qualidade como um direito acessível a todos, independentemente da localização geográfica.