Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pacientes do Oncológico Infantil participam de ação alusiva ao Dia Mundial da Água

Programação destacou a importância do recurso para o ecossistema e orientou pacientes e acompanhantes sobre atitudes sustentáveis

Por Ascom (Ascom)
23/03/2024 09h04

A brinquedoteca do segundo andar do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, ganhou uma decoração especial na tarde da sexta-feira (22), Dia Mundial da Água. Com o intuito de ressaltar a importância do uso sustentável do recurso hídrico e promover a conscientização sobre como evitar a poluição e contaminação dos ambientes aquáticos, colaboradores reuniram pacientes e acompanhantes em um bate-papo interativo.

A data é celebrada anualmente desde 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou a necessidade de promover a reflexão sobre questões que envolvam recursos hídricos.

A equipe de Humanização da unidade reuniu esforços e promoveu atividade de conscientização voltada para pacientes e acompanhantes. “A data reconhece a água como elemento fundamental para a manutenção da vida no nosso planeta. E é extremamente relevante trabalhar essa questão, porque a criança de hoje será o adulto consciente amanhã”, defendeu a integrante da Humanização do Hoiol, Joyce Wanzeler.

“Quando montamos a ação, pensamos em como instigar as crianças a contar as vivências delas e sobre como poderiam evitar o desperdício da água dentro do hospital, já que passam muito tempo hospitalizadas. Para isso, montamos um cartaz interativo com dicas e imagens apropriadas à linguagem infantil. Também montamos cenários simulando a poluição dos rios para que pudessem refletir e indicar o que deveria ser feito. A atividade reuniu brincadeiras e, de forma lúdica e interativa, eles puderam aprender bastante sobre sustentabilidade”, afirmou a pedagoga. 

Há quase três anos, a agente de serviços gerais, Nisilaura de Lima, 52 anos, acompanha a neta Larissa Silva, 7 anos, na luta contra a Leucemia Linfoide Aguda (LLA). Ela conta que, sempre que pode, participa das atividades propostas na instituição e que, por trabalhar em ambiente escolar, sabe da importância da educação ambiental para o público infantil. “Nossas crianças precisam aprender, porque ao aprender, elas repassam isso para a gente também. Precisamos valorizar os nossos rios. O rio é vida e precisamos combater a poluição e evitar o desperdício”, afirmou ela.

Lembrando dos hábitos cultivados ao lado da família, natural do município de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, Larissa mostrou que aprendeu direitinho a importância de valorizar a água e manter atitudes sustentáveis. “Eu aprendi muita coisa, como não poluir os rios, não jogar plástico, porque pode prejudicar a natureza, e tomar banho direito, fechando o chuveiro quando for se ensaboar. Sabe, eu gosto de comer peixe e meu peixe favorito é pacu. Eu também gosto de tomar banho de rio e, se a gente não cuidar das águas, a poluição vai sujar tudo e os peixinhos vão morrer”, explicou a criança.

Serviço

Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto de Ellyson Ramos / Ascom HOIOL