Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Seap transfere internos da UCR do Coqueiro para o Complexo de Santa Izabel

Os 76 internos terão no Complexo mais oportunidades de trabalho nas oficinas de marcenaria, serralheria e construção de objetos de concreto

Por Governo do Pará (SECOM)
26/03/2024 18h17

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou na manhã desta terça-feira (26) a transferência de 76 internos da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) do Coqueiro, em Ananindeua, para o Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém. Os custodiados agora ocupam o Bloco E da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS). A UCR do Coqueiro passa a abrigar exclusivamente custodiados que cumprem o semiaberto. 

A ação, realizada no início da manhã, contou com o apoio do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e dos policiais penais da Seap que atuam na própria unidade prisional. Os 76 internos foram transportados em dois ônibus, acompanhados por viaturas da Seap até o Complexo Penitenciário de Santa Izabel.Mais de 70 internos seguiram para a Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel

Secretário adjunto Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex, que acompanhou toda a ação, disse que o Estado, ao assumir a custódia provisória de uma pessoa, precisa criar mecanismos para cumprir sua missão institucional “de promover a custódia e criar políticas de reinserção social”.

“Dentro desse viés, buscamos sempre o controle, transformando uma unidade prisional para o fim pelo qual ela foi criada. A UCR do Coqueiro hoje se transforma em uma unidade exclusivamente para presos que desenvolvem atividades laborais, saem durante o dia, se recolhem no final da tarde. E aqueles também que estão envolvidos em atividades educacionais, que saem para fazer faculdade, também se recolhem no final do dia”, explicou Ringo Alex.

Segundo o secretário adjunto, o grupo transferido estava sem nenhum tipo de atividade. Com a transferência para a URRS de Santa Izabel, os internos terão mais oportunidades de trabalho nas oficinas que existem em Santa Izabel, incluindo as de marcenaria, serralheria e construção de objetos de concreto.

“Nós optamos em controlar isso, fazendo com que a gente aumente ainda mais essa capacidade do trabalho e estudo, abrindo vagas para outras pessoas privadas de liberdade que já estão na fila dos projetos de reinserção, tanto de trabalho quanto educacional. Nós fizemos esse desmembramento para que a gente possa transformar a unidade, única e exclusivamente, para as atividades de reinserção social”, reforçou Ringo Alex.

Reinserção - O coronel Odenir Margalho, diretor de Administração Penitenciária, destacou que a transferência de internos vai dinamizar a atividade de reinserção desses custodiados, uma vez que na unidade de origem eles estavam com pouca atividade de reinserção, e isso estava dificultando a questão da remição da pena para os custodiados. 

“Com a vinda aqui para a URRS permitirá a estes custodiados um incremento nessas atividades, até permitindo uma atividade maior no dia a dia, evitando ficar mais recolhido às celas. Aqui temos produção de uniformes, oficina de bloquetes, oficina de confecção de sandálias, marcenaria, várias atividades que eles podem ser empregados, e que vão facilitar com certeza o dia a dia desses custodiados no cumprimento da pena”, disse o coronel Margalho.

Progressão - O diretor da DAP frisou que manter o interno em atividade é uma preocupação da Seap desde 2019. E as atividades de reinserção são para que o custodiado não apenas cumpra a pena. “Com isso, eles possam mudar esse paradigma que os trouxe aqui para o cumprimento de crimes, e a partir daí eles possam ter uma nova oportunidade ao progredir para regime aberto e, posteriormente, o cumprimento total da pena”, acrescentou o diretor.

Diretor da UCR do Coqueiro, Romildo Araújo da Cunha Júnior agradeceu à Seap. “Isso foi de muita relevância para a UCR do Coqueiro. Observamos que aqui na URRS existe um espaço adequado, com materiais adequados. Tem realmente a oportunidade de ver a dignidade, a humanidade da pessoa privada de liberdade. E nós estamos concluindo essa missão, e muito trabalho tem que acontecer ainda na própria UCR do Coqueiro. Nós vamos ter espaço para poder também estar fazendo um trabalho mais adequado, tendo em vista a diminuição da população carcerária”, concluiu o diretor.

Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap