Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Uepa inicia campanha de prevenção aos diversos tipos de assédio em ambiente de trabalho

A prática reflete o compromisso da instituição em criar um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores

Por Marília Jardim (UEPA)
25/03/2024 15h35

Nesta segunda-feira, 25, a Diretoria de Gestão Humana (DGP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (Codepe), lançou uma campanha para combater diversas formas de assédio moral no ambiente de trabalho. A prática reflete o compromisso da instituição em criar um ambiente de trabalho seguro e os esforços para limitar todas as práticas que ameaçam o bem-estar físico, mental e social dos seus colaboradores.

O primeiro encontro foi realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), com a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora, Ilma Pastana, dos pró-reitores de gestão e graduação, Carlos Capela e Ednalvo Campos, respectivamente, e da coordenadora da Ouvidoria da Uepa, Renata Carneiro. 

A vice-reitora da Uepa, professora Ilma Pastana, lembrou que o Governo do Estado já desenvolveu medidas para combater o assédio, como a elaboração de uma resolução baseada na consulta à comunidade. Para o reitor Clay Chagas, este é um momento importante porque “a maior ferramenta para combater o assédio é a informação”.

Para o professor Wando Dias Miranda, deste primeiro módulo, "é muito importante destacar o papel que a Universidade do Estado do Pará tem na formação de profissionais que sejam capacitados para lidar, reconhecer e trabalhar na temática sobre o assédio no ambiente de trabalho e dentro da universidade também, sala de aula". 

Para ele, as questões referentes ao tema envolvem o conhecimento técnico e também a empatia pelo próximo, portanto "é importante que o órgão tenha profissionais que possam identificar e acolher as vítimas". O professor destaca ainda que esta "ação está de acordo com a política do Governo do Pará de combater o assédio e outras formas de discriminação e prevenir o que é política de Estado".

A UEPA, assim como outras instituições, assume um papel de liderança na discussão, para que “nós possamos ter uma universidade que além de excelência na questão do ensino, pesquisa e extensão, também reflita valores humanos e de proteção das pessoas que são vítimas do assédio”, conclui o professor Wando.

Ação continuada

O módulo será apresentado nos dias 26 e 27, também às 9h, nos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centros de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), desenvolvidas respectivamente pela DGP e Codepe, é uma das atividades que visa desenvolver e estimular a valorização, a resolução de conflitos e o desenvolvimento humano desses colaboradores com atividades baseadas em evidências científicas que possam contribuir para a criação de cultura institucional, sobre valores, ética, moral, respeito e dignidade dos colaboradores.