Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARÇO LILÁS

Seminário aborda prevenção e diagnóstico dos cânceres de colo uterino e mama no 'Ophir Loyola'

A campanha nacional orienta sobre prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames e procedimentos cirúrgicos, quimioterápicos e radioterapêuticos

Por Mozart Lira (SESPA)
25/03/2024 15h13

Com o tema “Vem te cuidar: prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres do colo do útero e mama”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu discussões sobre o assunto em seminário realizado no auditório do Hospital Ophir Loyola, em Belém. O momento foi voltado para profissionais de saúde da Atenção Primária, serviços de referência, Centros Regionais de Saúde, Regulações Municipais, Hospitais Regionais, associações e acadêmicos. 

Patrícia Martins, coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, explicou que o seminário faz parte da agenda da campanha “Março Lilás”, destinada a alertar para as precauções que as mulheres devem ter durante todo o ano. “A rotina de cuidados e contato com o médico, anualmente, faz toda diferença na saúde feminina. Neste viés, estamos empenhados em oferecer um serviço de qualidade e com profissionais capacitados prontos para atenderem à população”, afirmou.Profissionais de saúde da Atenção Primária, de outros setores e instituições participaram do Seminário

As mobilizações começam em março e prosseguem até maio. Para tanto, é fundamental que neste período as Secretarias Municipais de Saúde incorporem a campanha da Sespa e adaptem, nos ambientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das salas de Estratégias de Saúde da Família (ESF), as orientações quanto à prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos e os procedimentos cirúrgicos, quimioterápicos e radioterapêuticos que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. 

Cuidado integral - Patrícia Martins informou ainda que a incidência e a mortalidade relacionadas aos cânceres de colo de útero e de mama reforçam a necessidade de manutenção de ações voltadas ao controle desses cânceres e que possibilitem o cuidado integral, que vai desde ações de detecção precoce à garantia de acesso a procedimentos diagnósticos e terapêuticos. 

No Pará, os serviços de prevenção ao câncer obedecem a um fluxo de atendimento que se inicia na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da usuária do SUS. Na UBS, um médico clínico generalista, diante de um diagnóstico suspeito, pode encaminhar a paciente ao centro de referência ou para uma das policlínicas já implantadas pelo Governo do Pará, para a definição do quadro clínico, mediante exames e biópsias.

Para tratamento com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, estão disponíveis pela rede pública o Hospital Ophir Loyola (HOL), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), Hospital Regional de Castanhal (HRPC), Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Hospital Regional de Tucuruí (HRT).

Estatística - Conforme o Painel de Oncologia do Ministério da Saúde, casos de câncer de mama no Pará foram diagnosticados da seguinte forma: em 2021 foram 843 casos, seguidos de mais 886 no ano seguinte, e diminuindo para 656 em 2023 – dados ainda preliminares. Os números disponíveis pelo Sistema de Mortalidade do DataSUS mais recentes dão conta ainda que 383 mulheres morreram de câncer de mama no Estado em 2022. 

A respeito do câncer do colo de útero, o Painel de Oncologia também aponta que em 2021 foram 640 casos, seguidos de 650 em 2022, diminuindo para 433 no ano passado, em estatísticas ainda não concluídas. Ao todo, 405 mulheres no Pará morreram em 2022, em dados já concluídos no DataSUS, além de mais 137 óbitos no ano passado, em dados preliminares.

Entre os meses de março e maio, as mobilizações e encaminhamentos para o rastreamento organizado durante a campanha estão com a agenda aberta e devem ocorrer em locais públicos, Territórios e Usinas da Paz, policlínicas e hospitais.