Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

PCT Guamá participa de eventos globais realizados em Porto Alegre.

A participação do Parque fortalece conexões com outros ambientes de inovação no Brasil e exterior

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
25/03/2024 15h03

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá marcou presença na Conferência da América Latina 2024 da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), principal organização de ecossistemas de inovação global. O encontro, realizado em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, foi promovido pelos parques científicos e tecnológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituições que compõem a Aliança para Inovação do estado gaúcho.

O PCT Guamá, um empreendimento público estadual, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), é o único representante da IASP na Região Norte do Brasil. Durante a Conferência, estiveram presentes os principais Parques Tecnológicos da América Latina. O encontro proporcionou a oportunidade de conhecer a estrutura física e compartilhar experiências adquiridas nos Parques Tecnológicos com o objetivo de promover o crescimento das empresas e projetos em diferentes áreas da América Latina. A expansão dos ecossistemas de inovação é favorecida pela colaboração em rede, com Parques Tecnológicos colaborando frequentemente para atender às necessidades dos residentes em busca de serviços especializados.

O tema central da conferência foi “Alianças para Inovação Conectando a América Latina para o Impacto”. Visitas em ambientes inovadores, palestras e networking também fizeram parte da programação. “Visitamos o Tecnosinos, o Parque Zenit da UFRGS, Instituto Caldeira, e no segundo dia o evento aconteceu no TecnoPUC. Penso que o papel do PCT Guamá é estimular a criação e conexão de novos parques tecnológicos em toda a Pan-Amazônia. Tivemos a oportunidade de conversar com os colegas peruanos e conectá-los com o projeto PaCTAS, o Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões também na região da Tríplice Fronteira do Brasil, Peru e Colômbia. O modelo de parques tecnológicos precisa se espalhar pela Amazônia para garantirmos o desenvolvimento sustentável”, comenta Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, que administra o PCT Guamá.

O PCT Guamá participou ainda do painel “Inovação e biodiversidade, o papel dos ecossistemas de inovação na América Latina”, durante o South Summit 2024, evento conectado a Conferência da IASP, e que é uma das principais vitrines globais para empresas, startups, investidores e instituições que desejam acelerar a inovação, identificar oportunidades e gerar negócios. Ao longo de três dias, o evento atraiu mais de 24 mil participantes e 600 palestrantes de várias partes do mundo. “Foi interessante porque estavam juntos o Parque mais ao norte do Brasil, PCT Guamá, o Parque mais ao sul, Oceantec da Universidade de Rio Grande-RS, e um empreendedor líder da comunidade HeroStartup do Peru, e tivemos como anfitriões o TecnoPUC de Porto Alegre. No painel destaquei que na Amazônia, além de todas as questões tratadas pelos Parques Tecnológicos do Brasil, temos também as questões dos territórios, as comunidades agroextrativistas, que precisam ter apoio tecnológico para crescer e termos a economia da floresta em pé. Além de startups, temos o povo da Amazônia, destaca Rodrigo.