Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

CIIR adere à 10ª Caminhada Down Belém com exposição de serviço em saúde pública 

O evento teve o objetivo de conscientizar a sociedade e mostrar as inúmeras possibilidades que existem para serem incluídas

Por Pallmer Barros (CIIR)
24/03/2024 13h53

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrado anualmente em 21 de março, na manhã deste domingo, 24, em Belém, na Praça Batista Campos, instituições de diversas esferas, inclusive com a representatividade do Governo do Pará e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), participou da “10ª Caminhada Down Belém”, organizada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 

Com a temática “Chega de estereótipo. Abaixo o capacitismo!”, o evento teve o objetivo de conscientizar a sociedade e mostrar as inúmeras possibilidades que existem para serem incluídas. Para a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, a participação da instituição na Caminhada é uma forma de contribuir com a mobilização da sociedade à importância da inclusão social das pessoas com deficiências, trazendo esse olhar para a pessoa com Síndrome de Down.

“Isso significa torná-las participantes não somente da vida social, econômica e política, mas garantir o respeito aos seus direitos em todos os âmbitos na sua condição de cidadão”, pontuou a gestora.

Serviços – Além de apresentações culturais, em meio à Caminhada, o Governo do Pará ofertou aos participantes do evento serviços de cidadania e saúde, entre eles, o CIIR que expôs os seus serviços desde o acompanhamento médico, passando pela reabilitação e exames ambulatoriais que são ofertados diariamente à população por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participante na Caminhada, Regina Duarte, de 49 anos, é mãe de Nicolas, de 11 anos, usuário do CIIR, que agradece ao Governo do Pará por disponibilizar o Centro de Reabilitação que trouxe diversos benefícios de bem-estar ao filho. 

"O evento é um momento importante da gente lutar pelos direitos dos nossos filhos e além de serem reconhecidos com a inclusão. Na atual gestão de governo estadual, as pessoas com deficiência estão bem servidas de serviços, principalmente o meu filho, atendido no CIIR e vem conquistando desenvolvimento. Ele é assistido no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e agradeço por este serviço que vem transformando a vida dele".

Diagnóstico - Conforme a geneticista do CIIR, Patrícia Braga, o diagnóstico é uma síndrome genética causadora da deficiência intelectual mais comum na humanidade. Atualmente, é possível suspeitar da Síndrome de Down ainda durante a gravidez, devido à possibilidade de algumas alterações no exame de ultrassom.

“Quando isso não ocorre, a suspeita inicia logo após o nascimento ou pouco tempo depois, principalmente, devido às características faciais e à fraqueza muscular e, em consequência, o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor que tarda o assentar, caminhar e o falar. O diagnóstico é confirmado geralmente por intermédio de consulta ao geneticista e realização de exame genético”, destaca a médica, que acrescenta as ocorrências da Síndrome a outras patologias, como o Hipotireoidismo, Doença Celíaca e as alterações cardíacas, denominadas de cardiopatias.

Desta forma, Patrícia Braga alerta que, o acesso à saúde e ao acompanhamento correto, é de suma importância para o melhor cuidado da criança com o diagnóstico ao longo da vida, pois se deve controlar as doenças associadas e, além disso, as terapias para desenvolver de uma forma mais adequada e ter qualidade de vida.

“Há alguns anos, a estimativa de vida para as pessoas com Síndrome de Down era em torno de 30 anos. Mas, devido a esse maior acesso ao sistema de saúde, atualmente, estima-se que as pessoas com o diagnóstico tenham expectativa de vida de aproximadamente 60 anos. Isto é, uma expectativa de vida, inclusive, parecida a pessoas típicas, sem Síndrome de Down”.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.