Hospital Geral de Tailândia promove atividades educativas pelo Dia Nacional da Infância
Pediatra do HGT, Bruno Fernandes, a pedagoga Elizabett Gomes e estagiários orientaram familiares sobre cuidados com o desenvolvimento da infância

Durante esta semana, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do serviço de pedagogia hospitalar, promoveu uma série de atividades voltadas para usuários e familiares em referência ao Dia Nacional da Infância, celebrado em 24 de agosto. As ações aconteceram na brinquedoteca da unidade e na recepção ambulatorial, reunindo crianças internadas e seus acompanhantes em um momento de aprendizado e valorização dos direitos da infância.
A programação foi dividida em dois momentos. O primeiro ocorreu na recepção do consultório de pediatria, onde crianças participaram de atividades de pintura, brincadeiras e dinâmicas lúdicas. Já o segundo aconteceu na brinquedoteca, onde foi realizado uma roda de conversa, reunindo crianças e acompanhantes em um espaço de interação durante o período de internação.

A usuária Cleidiane Vieira, 38 anos, participou da atividade e comentou sobre a experiência. Ela é a mãe de Ketellen Rihanna, de 9 anos, internada há quatro dias no HGT após uma cirurgia de apendicectomia, e destacou o que pôde aprender durante a ação educativa.
“Eu achei tudo muito bom. Eles abordaram pontos importantes, que são a realidade do que vivemos com as crianças. Foi mais um aprendizado para cuidarmos melhor dos nossos filhos e sempre oferecer o melhor para que eles cresçam bem durante a infância”, disse Cleidiane Vieira, que mora na zona rural do município de Acará.

Além das atividades recreativas, a equipe promoveu a sensibilização dos familiares sobre a importância da infância para o desenvolvimento humano. Na brinquedoteca, participaram o médico pediatra do HGT, Bruno Fernandes, juntamente com estagiários de enfermagem e a pedagoga do HGT, Elizabett Gomes.
“O Dia Nacional da Infância é uma oportunidade para refletirmos sobre os direitos das crianças e sobre a responsabilidade de todos. Nosso objetivo é reforçar que a infância deve ser protegida, valorizada e respeitada em todas as dimensões da vida”, afirmou a pedagoga da unidade hospitalar, Elizabett Gomes.

Sobre a data - O Dia Nacional da Infância foi instituído no Brasil em 1924, a partir do Decreto nº 4.867, e busca chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas voltadas às crianças. A data reforça o compromisso do país com a Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada pela ONU em 1989, que estabelece garantias como direito à vida, à saúde, à educação, à convivência familiar e comunitária, além da proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração ou violência.
Brinquedoteca reforça cuidados infantis
O HGT conta com o serviço de pedagogia hospitalar, que acompanha as crianças durante o período de internação, desenvolvendo atividades educativas e recreativas. Este ano, já foram registrados mais de 245 acompanhamentos. O trabalho foi ampliado com a entrega, em junho, de uma nova brinquedoteca, equipada com brinquedos educativos, livros e materiais lúdicos, oferecendo mais recursos para o atendimento dos usuários pediátricos.

“Iniciativas como esta fazem parte do nosso compromisso de oferecer um atendimento completo às crianças internadas. Buscamos integrar a dimensão educativa à prática de cuidado, garantindo que o hospital não seja apenas um espaço de tratamento, mas também de desenvolvimento, aprendizagem e acolhimento. Nosso objetivo é proporcionar estrutura adequada, acompanhamento pedagógico e momentos de interação que promovam o bem-estar dos usuários e reforcem a conscientização sobre os direitos das crianças”, afirmou Eduardo Pereira, diretor executivo do HGT.
Para encerrar a ação, a equipe de estagiários do curso de enfermagem, junto com o preceptor, preparou atividades de pintura e um teatro de fantoches para as crianças. A história dos Três Porquinhos, com varetas e desenhos dos personagens, animou os pequenos e garantiu momentos de diversão durante a atividade.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.