Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DINÂMICA LÚDICA

Ação de humanização inédita na UTI do Regional dos Caetés leva momentos de alegria aos pacientes

O evento foi cuidadosamente planejado e transformou o ambiente da UTI em um pequeno cinema

Por Ascom (Ascom)
23/03/2024 16h32

EQUIPE MULTI HRPCNo mês dedicado ao Dia da Felicidade, celebrado anualmente dia 20 de março, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), composto pela Policlínica, Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) e o Regional Público dos Caetés, realizou nesta semana, uma ação de humanização inédita que contou com uma sessão de filme para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em condições de aproveitar este momento de distração em meio às adversidades da internação hospitalar.

A atividade lúdica foi conduzida pela psicóloga Clínica, Amanda Monteiro que, com apoio da coordenação do setor, proporcionou um momento de leveza e alegria. O evento foi cuidadosamente planejado para transformar o ambiente da UTI em um pequeno cinema. Essa iniciativa não só ofereceu uma pausa nas preocupações de saúde, mas também destacou a importância do apoio emocional e da humanização no ambiente hospitalar, tornando-se um exemplo inspirador de como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida daqueles que enfrentam momentos desafiadores.

Psicóloga Clínica Amanda MonteiroSegundo a profissional, o objetivo da ação é amenizar os impactos emocionais que o processo de doença trás ao paciente, sobretudo, os usuários em longa permanência na unidade hospitalar. "As atividades lúdicas aliviam o estresse da internação hospitalar e possibilita o paciente ressignificar, desenvolver seus aspectos de resiliência no seu processo de recuperação e adaptação, tornando assim o ambiente mais humanizado".

Márcia Silva de Queiroz, 47 anosA paciente Márcia Silva de Queiroz, 47 anos, residente da Vila São Luís, Distrito de Igarapé-Açu, acerca de 44 km do município de Capanema, que há 17 dias está internada na UTI elogiou a iniciativa. "Desde que cheguei aqui, sempre fui bem assistida por toda equipe multiprofissional. Os profissionais são maravilhosos e hoje fui agraciada pela ação que assisti um filme e tive um momento de distração. Para nós que estamos em um ambiente hospitalar, longe de nossos familiares, esse momento é muito importante. Só gratidão".

Para o médico intensivista, Yuri Damasceno, que vem acompanhando o quadro Clínico da paciente Márcia Silva, que tem um quadro neurológico, parabenizou a ação de caráter lúdico, levando distração e entretenimento aos usuários internados na UTI. "A ação garantiu um momento de grande valia aos pacientes, proporcionando distração no ambiente hospitalar, agradando todos eles".

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés - composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés, pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista - integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito – Ascom / HRPC