Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL

Centro de Inclusão e Reabilitação destaca importância da água como suporte terapêutico

Programação especial reuniu pacientes e funcionários em oficina ecológica de produção de sabão, montagem de painel alusivo à data e atividades lúdicas

Por Pallmer Barros (CIIR)
22/03/2024 16h14

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou nesta sexta-feira (22), uma vasta programação para celebrar o Dia Mundial da Água, visando à conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Organizado pela Comissão de Sustentabilidade do CIIR, o evento promoveu oficina ecológica de produção de sabão, montagem de painel alusivo à data e atividades lúdicas, entre as quais um jogo que abordou o tema, envolvendo usuários e profissionais da instituição. 

Yan Rosa, 7 anos, e sua mãe, Letícia Rosa, 30 anos, participaram da dinâmica "Quiz da Água", com várias curiosidades sobre o tema. "Foram propostas perguntas que, para mim, foi um aprendizado de como poderia reciclar certos produtos que a gente acaba jogando no lixo. Outros, como o copo plástico, que não deve ser reciclado e muito menos jogado no lixo, porque demora muito tempo para se decompor. A partir de hoje, quando sair de casa, vou utilizar a minha garrafa térmica e deixar de lado o copo plástico. Eu e o Yan aprendemos a fazer sabão ecológico, e fiquei bastante interessada em reproduzir em casa. Já sei como dar um destino final para o óleo de cozinha em casa, após o uso na produção de alimentos", disse Letícia Rosa.Oficina ecológica de produção de sabão aproveita óleo de cozinha usado, que seria descartado na natureza

Captação de água - Além de promover serviço de saúde à população, o CIIR, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade, incentiva a proteção ao meio ambiente com o uso racional de água, por intermédio de uma cisterna que capta água da chuva, para potencializar as terapias ao ar livre e, ao mesmo tempo, economizar a água potável com limpezas externas no Centro.

“O CIIR, ao longo dos anos, desenvolve este projeto que garante o abastecimento e a manutenção de toda a área de seu Jardim Sensorial, incluindo a manutenção da horta, uma fonte central e cascata”, informou Luciana Rocha, presidente da comissão.

Segundo ela, o processo é beneficiado, especialmente, neste período de inverno amazônico, com intensas chuvas na região Norte. “Todos os meses são cerca de 120 mil litros de água reutilizados, ou seja, uma economia e tanto com a não utilização da água potável fornecida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa)”, disse Luciana Rocha.

Terapia no Jardim SensorialAo ar livre - Em um ambiente arborizado com 1.640 metros quadrados (m²), o Jardim Sensorial é composto por plantas, ervas e hortaliças, que formam um ambiente propício à terapia ao ar livre e proporcionam benefícios à saúde emocional e bem-estar aos reabilitandos.

Segundo Samuel Pacheco, profissional de Educação Física que conduz a terapia, “o contato com a natureza é um suporte interessante, que agrega valores à evolução clínica do reabilitando. Sair um pouco do tradicional, de dentro de uma sala, deixa o usuário mais relaxado e gera uma qualidade de vida. Muitos saem de casa apenas para vir ao CIIR e, com certeza, o caminho pode ser estressante para eles, no caso os congestionamentos causados no trânsito”.

Ele acrescentou que a terapia é realizada sempre no início da manhã, por volta de 8h, para que os pacientes tenham acesso à vitamina D por meio da luz do sol. Muitos deles, por limitações da comorbidades, ficam somente dentro de casa, “por isso, o jardim também é fundamental na reabilitação”.

A paciente Cléo Costa, 43 anos, faz a terapia ao ar livre, o que vem resultando em significativos avanços em seu quadro clínico. “Com as terapias, principalmente esta ao ar livre, hoje já consigo realizar a minha locomoção com mais facilidade. Além do mais, em conjunto com a natureza, a atividade fortalece o corpo e a mente. É um conjunto de fatos que auxiliam o nosso desenvolvimento aqui no CIIR”, disse Cléo.   

Tranquilidade - O Jardim Sensorial foi projetado com uma cascata, e tem o objetivo de proporcionar conforto térmico ao ambiente, minimizando o calor e, principalmente, promovendo sonoridade, pois o som emitido pela água caindo proporciona tranquilidade ao reabilitando. “Todos os sentidos o local dispõe para a reabilitação do usuário. Engloba-se o auditivo, tato, visual e olfato, tudo em meio à natureza”, complementou Samuel Pacheco.  

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.