Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel

O projeto "Mais Verde Menos Branco", visa promover a conscientização ambiental entre pacientes e colaboradores do hospital

Por Ascom (Ascom)
22/03/2024 14h02

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, lançou na última quinta-feira, 21, o projeto sustentável "Mais Verde, Menos Branco". A iniciativa busca promover o consumo consciente de papel, com foco na redução dos impactos ambientais.  

"Este projeto representa um passo significativo em nossa jornada para tornar o hospital ainda mais sustentável. Acreditamos que a mudança de hábitos e a conscientização ambiental, é importante para a construção de um futuro mais verde para todos", destacou00 Flávio Marconsini, diretor executivo da instituição.

A ação, liderada pela Comissão de Gerenciamento em Resíduos em Saúde (CGRSS) da instituição, envolveu a orientação de pacientes e colaboradores nos corredores e unidades de internação, destacando a importância de reduzir o desperdício de papel e incentivar práticas sustentáveis no ambiente hospitalar.

"Eu já adotava algumas práticas ambientais, como guardar rascunhos para anotações e evitar ao máximo realizar impressões. Agora, pretendo intensificar ainda mais essas ações e estimular meus colegas de trabalho a fazerem o mesmo", explicou Felipe Mesquita, colaborador da unidade do Governo do Pará.

Com o objetivo de fortalecer a iniciativa de sustentabilidade, a instituição instalou pontos coletores estratégicos para descarte de rascunhos, visando sua reutilização em diversas atividades na unidade. Além disso, foram introduzidas lixeiras para a coleta seletiva de papel, direcionando-o para posterior reciclagem.

Nayra Christina, colaboradora que atua na comissão de gerenciamento de resíduos do hospital, destacou que o projeto sustentável está em consonância com as políticas de preservação ambiental implementadas pelo Estado, que irá sediar em 2025 a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).  

"As ações sustentáveis que desenvolvemos no hospital, buscam estimular nossos colaboradores e pacientes, a adotarem práticas ambientais que possam contribuir com a saúde do planeta. Com a COP30 se aproximando, é importante que destaquemos projetos que vão contribuir para as futuras gerações", enfatizou.

Sustentabilidade

Além do Projeto “Mais Verde Menos Branco”, o Regional do Sudeste do Pará está empenhado no desenvolvimento de uma série de iniciativas sustentáveis, entre elas ganham destaque a implementação da coleta seletiva de lixo, e o reaproveitamento de água coletada das centrais de ar para irrigação de plantas e limpeza de áreas externas. A unidade também recicla resíduos sólidos, em parceria com empresas especializadas.

Odaires Holanda, membro da comissão de sustentabilidade do hospital, ressaltou a importância das ações. "Essas iniciativas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também refletem nosso compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar da comunidade que servimos. É gratificante ver o impacto positivo que podemos ter quando nos unimos em prol de um objetivo comum de cuidar do nosso planeta”, destacou.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.