Hospital do Marajó celebra 'Dia Mundial da Infância' com as crianças assistidas
Programação teve apresentação de vídeos educativos relacionados à infância, pintura, recorte e colagem, brincadeiras livres e dirigidas, além de lanche
Com o intuito de proporcionar alegria às crianças internadas no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), por meio de atividades lúdicas, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), celebrou o “Dia Mundial da Infância”, comemorado, na quinta-feira (21). A programação teve apresentação de vídeos educativos relacionados à infância, pintura, recorte e colagem, brincadeiras livres e dirigidas, além de lanche especial.
O evento alusivo à data, foi realizado na “Brinquedoteca” da unidade hospitalar, e conduzido pelo GTH. Segundo, Rosângela Gonçalves, que faz parte do grupo, o “Dia Mundial da Infância” tem a finalidade de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças e, para comemorar essa data, foi oferecido atividades lúdicas às crianças internadas nas Clínicas Pediátricas do Regional do Marajó.
A profissional complementa ainda que a “Brinquedoteca hospitalar favorece a brincadeira dentro do hospital, por se tratar de um espaço onde a criança tem a oportunidade de expressar seus sentimentos. É um lugar onde tudo convida a explorar, sentir, experimentar e a fantasiar, ajudando, assim, na saúde emocional da criança internada, fazendo com que ela aceite o processo de hospitalização. Esse serviço pretende, sobretudo, evitar traumas aos menores usuários, causados pela rotina do hospital”, pontuou.
Michele Gomes, de 21 anos, mãe de uma das pequenas usuárias que participaram da iniciativa, disse ações, como a programação, ajudam as crianças a se desenvolverem mais, a se expressarem melhor e permitem que elas não fiquem apenas no quarto, durante o período de internação.
“Esse momento proporcionou às crianças um momento de explorar mais a sua criatividade em brincar, tendo em vista o tempo que permanecem no quarto, muitas crianças ficam frustradas e ter esse momento de descontração contribui para mudar este quadro, tirá-las do tédio e melhorar a estadia delas. A iniciativa, com certeza, melhorou bastante o dia de todos, porque as crianças se juntaram para brincar, se divertiram e se conheceram”, comentou a acompanhante. Ela admitiu que não conhecia os projetos de humanização do HRPM e elogiou a iniciativa.
“Gostei bastante por pensar nas crianças. Os profissionais do hospital têm um cuidado especial com cada paciente para cuidar, tratar da melhor forma, ver o que está faltando, ajudando quando ele precisa, conversando, tentando entender melhor cada um”, finalizou a esteticista.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto de Pedro Amorim