Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seaster dá apoio técnico às equipes municipais do cadastro de família indígenas

Equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) estão na Região do Lago de Tucuruí

Por Camila Santos (SEASTER)
21/03/2024 11h12

Durante o mês de março, duas equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) estão na Região do Lago de Tucuruí prestando apoio técnico para os trabalhadores que compõem os equipamentos socioassistenciais, entre eles CRAS e CREAS, e atuam junto às famílias indígenas.

A agenda da Seaster tem o intuito de aprimorar e garantir melhorias nos serviços ofertados no âmbito da proteção social no Sistema Único de Assistência Social (Suas), em especial àqueles destinados aos povos originários. Além de reuniões com a gestão, as equipes também esclareceram dúvidas a respeito do Procad-SUAS, um programa federal que auxilia na inserção de indígenas e quilombolas no cadastro único e dá acesso a programas sociais.

Novo Repartimento foi o primeiro município a receber a ação, que conta com o apoio da Secretaria de Povos Indigenas, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), FUNAI e lideranças indígenas. 

"A política de Assistência Social também precisa alcançar os povos originários. Aqui, as ações aconteceram nas aldeias Paranatinga e Paranowaona, e seguimos trabalhando para ampliar o trabalho social aos povos indígenas, que é um dos nossos públicos prioritários", explica a técnica da Seaster, Elisabete Marques.

A Seaster vem desenvolvendo, de forma contínua, ações de apoio aos municípios através de capacitações e seminários regionais, com o intuito de incentivar esse encontro intercultural e intersetorial, apresentando os resultados positivos do trabalho nos serviços socioassistenciais desenvolvidos em territórios indígenas.

Ao longo desta semana, a ação segue no município de Itupiranga, onde as equipes, junto à gestão municipal, compartilham experiências relacionada ao trabalho de cadastro em aldeias e ampliam o acesso das famílias em programas federais e estaduais.

Ubirajara Sompré, Secretário Adjunto dos Povos Indígenas, participa da atividade e reforça a importância do trabalho conjunto do Estado e do município.

“Estamos aqui em Itupiranga para dar sequência a esse movimento de articulação, de politica publica, junto a outros órgãos e secretarias. Aqui temos trabalhado o cadastro e o acesso ao programa Bolsa Família, ao Sua Casa, CredCidadão e outras parcerias”.

José Ricardo Totoré, coordenador da FUNAI no Baixo Tocantins, também integra a equipe e destaca a ação como garantia de direitos aos povos tradicionais e às famílias localizadas em regiões de difícil acesso.

“É uma iniciativa do Governo do Estado que a gente enxerga de forma positiva em relação aos direitos sociais, que de certa forma, devido a logística e todo o contexto social que abrange os nossos povos indígenas, não alcança a nossa população. De forma protagonista, estamos garantindo esses direitos”, pontuou.