Governo do Pará entrega novos equipamentos ao Hospital Abelardo Santos
Unidade recebeu mais duas mesas cirúrgicas para o parque tecnológico
Neste mês de março, o governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), fez mais uma entrega para a população que utiliza os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A maior unidade de saúde pública do Estado, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, recebeu duas mesas cirúrgicas para compor o parque tecnológico da instituição, levando, assim, ainda mais efetividade ao serviço entregue aos paraenses.
Também conhecido como mesa operatória, o equipamento é utilizado para posicionar os pacientes durante os procedimentos cirúrgicos. Ela tem um tampo, que se divide em seções. Dessa maneira, o usuário, durante o procedimento, pode ficar sentado ou deitado, a depender da posição que melhor se adequa no momento.
A secretária de Saúde Pública do Pará, Ivete Vaz, destaca que os novos aparelhos fazem parte das ações de modernização do hospital, que é referência para a população de todo o Estado, sobretudo, para os moradores da Região Metropolitana e das Ilhas de Belém. “Nosso objetivo é proporcionar conforto e segurança tanto para os pacientes, quanto para as nossas equipes na hora das cirurgias. O Abelardo Santos é estratégico na prestação de serviços de média e alta complexidade na Rede Estadual de Saúde e vem impactando positivamente na saúde da população paraense”, disse a titular da pasta.
Versatilidade para cirurgias gerais
As mesas cirúrgicas atendem, geralmente, as cirurgias gerais e são versáteis. “Esse equipamento pode atender a vários tipos de procedimentos, tais como, cardiovascular, vascular, pois normalmente admitem o uso de acessórios específicos para esses tipos de cirurgia”, ponderou a médica Barbara Freire, diretora técnica do HRAS.
Karen Andrade, supervisora do setor de engenharia clínica, ressalta que, foi identificado “a necessidade de mesas cirúrgicas que permitissem movimentos que são importantes para o posicionamento do paciente, no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos”, disse. Dessa forma, foi aberto "um processo entre o hospital e a Sesta em busca de novos equipamentos. Com dedicação e parceria, garantimos duas novas mesas cirúrgicas, promovendo procedimentos mais seguros e eficazes”, completou.
Capacidade para mais de 800 cirurgias por mês
O HRAS tem a capacidade de realizar mais de 800 cirurgias ao mês. Para estes procedimentos, o hospital possui seis salas cirúrgicas. “Temos procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade. O serviço é eletivo, através da Regulação Estadual, exceto emergências pediátricas. Entre as especialidades oferecidas estão a obstetrícia, vascular, cirurgia pediátrica, ginecologia, urologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, ortopedia pediátrica, cirurgia geral, além de procedimentos minimamente invasivos realizados na hemodinâmica”, destacou a diretora geral da unidade, Aline Oliveira.
Serviço:
Os procedimentos são 100% gratuitos, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).