Em Rondônia, Emater Pará defende criação do Fundo Nacional de Assistência Técnica
Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural segue até esta sexta-feira (22)
No dia Mundial da Agricultura, transcorrido na quarta-feira (20), uma equipe da Emater Pará esteve na 65ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), na município de Cacoal, em Rondônia. No evento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará defendeu a criação do Fundo Nacional para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Pública no Brasil.
Para o presidente da Emater Pará, Joniel Abreu, a Ater pública é uma atividade essencial para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar. "A relevância da Emater dentro dos encontros da Asbraer se dá pois é um fórum de debate em que se discute as perspectivas atuais e o futuro para a Ater pública, para o serviço de assistência técnica e extensão rural no país", disse ele.
"É o fórum que discuti e leva as demandas, faz os encaminhamentos a nível nacional, e nós enquanto empresa estadual que também temos uma demanda que precisa por parte do Governo Federal de manifestação, é o momento que nós temos de alinhar essas ideias e também propor, apresentar propostas e no caso a Emater Pará sempre tem defendido, levantado a bandeira da nessecidade de se criar o Fundo Nacional para o serviço de Ater Pública Estadual e Pesquisa para a agricultura familiar. O Fundo Nacional é o que a gente entende que viabiliza e possibilita a reestruturação do sistema e garanta o seu pleno funcionamento", ressaltou o presidente da Emater Pará, Joniel Vieira de Abreu.
O encontro nacional da Asbraer iniciou no dia 18 de março e segue até esta sexta-feira (22). O diretor administrativo, Rosival Possidônio, também marca presença no fórum, assim como representantes da Emater, em todo o país; Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Visitas Técnicas
O encontro nacional possibilitou aos participantes conhecer produtores que têm experiências exitosas que são desenvolvidas pela Ater pública.
Em um momento duas propriedades foram visitadas, uma de um produtor de laticínio que trabalha com iogurte e outro que trabalha com café.
Em outra atividades, os integrantes do encontro visitaram 4 propriedades, entre elas uma de terra indígena onde conheceram no local a experiência no cultivo de café e a rota turístico dentro da terra indígena, a atividade tem grande referência e reconhecimento nacional e internacional. Em outros locais foram apresentados processos desenvolvidos nas atividades do cultivo da banana, produção de café e de leite com o incentivo da Ater pública.
Plenárias
Durante as plenárias foram desenvolvidos dois grupos de câmaras técnicas, um voltado para pesquisa de Ater e o outro voltado para o serviço de Ater Pública e regularização fundiária.
Nas duas câmaras a Emater Pará teve representantes que discutiram e deram encaminhamento de proposta nacional para que seja trabalhado por todo o sistema de Ater Pública no Brasil.
Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater