Hospital Regional Abelardo Santos alerta para riscos do abuso de medicamentos
A unidade realiza a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho abordando os principais danos da automedicação e do uso indiscriminado de remédios
O uso indiscriminado de medicamentos pode causar sérios prejuízos à saúde, como intoxicações e alergias. Nesta terça-feira (19), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, realizou programação para alertar sobre os principais danos dessa prática e esclarecer dúvidas.
Com o hábito de misturar medicações, o auxiliar administrativo do Setor de Patrimônio, Alonso Vilar, saiu da palestra entendendo o perigo ao qual estava se expondo. “As orientações sanaram bastante as minhas dúvidas, principalmente em relação às associações entre medicações e remédios caseiros, como eu costumava fazer”, contou.
Os medicamentos são importante para o tratamento e a cura de enfermidades. No entanto, o uso de remédios para problemas de saúde é visto, muitas vezes, como uma solução imediata para aliviar qualquer dor ou mal-estar. Os efeitos das substâncias presentes nos remédios têm sido subestimados. A automedicação se tornou uma prática comum, podendo causar graves danos ao organismo.
“Consideramos esse evento muito relevante. Por isso, alertar como prevenir acidentes e doenças por meio de conversas envolventes e esclarecedoras é fundamental para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos nossos colaboradores”, disse a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira.
Orientações - As farmacêuticas do HRAS, Luiza Helena Graim e Daianne Gonçalves, orientaram o público. Durante a programação, elas explicaram como proceder quando a pessoa esquece de tomar a dose de um medicamento e como estabelecer horários fixos para os tratamentos contínuos. Também destacaram sobre a importância de buscar a opinião farmacêutica nas drogarias em caso de sintomas autolimitados ou simples.
“Vale ressaltar que a assistência do profissional farmacêutico pode auxiliar os pacientes e os colaboradores a aderir melhor ao seu tratamento, pois quando buscam neste profissional orientações sobre a indicação e os possíveis efeitos colaterais as pessoas se sentem mais seguras, e o tratamento transcorre com maiores chances de sucesso", reforçou Luiza Graim.
Programação - Com o tema “Prevenção e Cuidado Para Ter Mais Saúde”, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat) 2024, do Hospital Abelardo Santos, realizada entre os dias 19 e 22 de março, visa instruir os trabalhadores da unidade a se proteger de doenças e a prevenir acidentes relacionados ao trabalho, assim como promover técnicas que possam melhorar o seu dia a dia.
O engenheiro de Segurança do HRAS, Diego Mendes, enfatizou que o evento conta com vários profissionais e palestras, com destaque para temas sobre ergonomia, técnicas de ginástica laboral, automedicação e alimentação saudável.
“Ainda nos dias 21 e 22 de março, teremos a oficina que abordará técnicas de trabalho em altura, que instruirá os colaboradores a enfrentar as mais diversas situações que possam acontecer em suas vidas laborais e pessoais. O fechamento será com uma demonstração de rapel realizada pelos bombeiros civis do Hospital Abelardo Santos”, adiantou.
Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
Texto: Ascom/HRAS