Hospital Metropolitano completa 18 anos com reconhecimento assistencial no Brasil
Gestão celebra as modernizações no parque tecnológico, o que aprimora ainda mais a segurança na assistência prestada aos pacientes
Maior referência em traumas e queimados da região Norte do país, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, completou 18 anos no último domingo, 17.
A unidade, que pertencente ao Governo do Pará, inaugurada em 2006, possui mais de 20 especialidades e ultrapassou, em 2023, o índice de 97% de satisfação dos usuários com aproximadamente 700 mil atendimentos.
Em dezembro de 2022, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (IDNSH), um dos maiores administradores hospitalares do País, assumiu a gestão da unidade. Desde então, o hospital vem ampliando, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), os atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com sistemas e equipamentos modernos.
"O Hospital Metropolitano é referência em assistência de qualidade e inovação. A parceria com a Sespa tem sido fundamental para os avanços que celebramos hoje e estamos empenhados em continuar essa trajetória de inovação e qualidade, sempre visando o bem-estar e a garantia de assistência aos pacientes”, ressaltou a secretária de saúde do Estado, Ivete Gadelha Vaz.
Entre os principais investimentos durante a gestão estão máquinas de raio-x, radiologia computadorizada e hemodiálise, além de aparelhos de anestesia, monitores multiparamétricos, que fazem a leitura dos sinais vitais dos pacientes.
O Centro Cirúrgico da unidade também foi atualizado neste percurso. As cirurgias de pacientes com traumas graves e complexos ocorrem com um microscópio de última geração, que garante mais precisão durante a realização de procedimentos ortopédicos em cabeça, coluna, bucomaxilofacial e outras especialidades que demandam maior precisão.
Ainda falando em atualização, o Hospital Metropolitano ganhou uma torre de vídeo de alta resolução, seis novas mesas cirúrgicas elétricas, equipamentos avançados, que, entre outros benefícios, garantem conforto e ainda mais segurança para o paciente e dois aparelhos de autoclave, utilizados para esterilizar materiais.
Logo no início da gestão do INDSH, dez novos leitos foram abertos no Hospital, com todos os equipamentos necessários para garantir qualidade à assistência prestada. Após a implementação, o hospital passou a operar com 208 leitos totais, de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, além de cirurgia plástica, exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras.
Leonardo Ramos, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), trabalha no Metropolitano desde a fundação da unidade e lembra, orgulhoso, da trajetória no hospital.
"É uma felicidade enorme vivenciar todas as etapas desde a fundação do Hospital Metropolitano, que é um gigante no Estado e referência para o Brasil. Sou muito grato por celebrar mais esse aniversário aqui dentro, cumprindo a principal missão do HMUE que é salvar vidas", disse.
Inovação
No início de 2024, a gestão da unidade investiu e lançou um completo e moderno Laboratório de Práticas Assistenciais, pensado para desenvolver e treinar habilidades dos profissionais.
O laboratório dispõe de um boneco realístico para simulação de diversas práticas relacionadas à saúde e conta, inclusive, com componentes que simulam a realidade de pessoas com politraumas ou grandes queimaduras, um leito completo com monitores, com função de ler os sinais vitais do paciente, além de um "carro de parada", utilizado na rotina clínica, equipado com acessórios hospitalares e manuais de corretas práticas.
"Até aqui, muitas vidas já foram salvas, com uma gestão engajada em entregar sempre o melhor aos pacientes. Quando falamos em salvar vidas, não se trata apenas de números, mas sim do grande compromisso do INDSH à frente da qualidade do serviço, das entregas e inquietação para melhorias. Isso, com certeza, é o que garante os altos índices de satisfação dos usuários", comenta o diretor executivo da unidade, Marcelo Azevedo.