Adepará promove aulas teóricas e práticas sobre o Programa de Sanidade Equídea
O objetivo é padronizar procedimentos de atuação dos profissionais, de acordo com as diretrizes do programa nacional
De 19 a 21 de março (terça a quinta-feira), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV-PA), promove o “Curso de Resenha, Pelagem e Coleta para Exame de AIE e Mormo, Legislação e Treinamento do Sisbravet”.
O curso é voltado a profissionais veterinários habilitados no Programa Estadual de Sanidade Equídea, e contará com aulas teóricas e práticas. Pela Adepará vão participar 39 profissionais de diferentes regiões do Estado. O objetivo é padronizar procedimentos de atuação, de acordo com o Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE).
O curso será iniciado na sede do CRMV-PA, com aulas ministradas pelos fiscais estaduais agropecuários da Adepará, Elaine Serrão, Roberto Figueiredo e Susi Barros. Eles abordarão as diretrizes do Programa Estadual de Sanidade Equídea; legislações estadual e federal para a prevenção, controle e erradicação de doenças que acometem o rebanho equídeo, como Anemia Infecciosa Equina e Mormo, e o funcionamento do Sisbravet - sistema para notificação de casos suspeitos das doenças.
Além do corpo técnico da Adepará, o curso terá a participação de José Cecílio Martins Neto, membro da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária e do CRMV da Paraíba, que ministrará aula prática na quarta-feira (20), na Cavalaria da Polícia Militar.
Neste mesmo dia, a programação prosseguirá à tarde, no auditório da Adepará, com o tema "Atendimento à notificação de AEI - Sisbravet", palestra ministrada pelos fiscais da Agência de Defesa que atuam no Programa de Sanidade Equídea. Na quinta (21), o curso será exclusivo para os profissionais que atuam no Serviço Veterinário Oficial, sobre o tema “Atendimento à notificação de Mormo - Sisbravet”.
O curso é voltado a profissionais veterinários habilitados no Programa Estadual de Sanidade EquídeaSanidade Equídea - O Programa Estadual de Sanidade Equídea tem como objetivos principais elaborar e propor atualização da legislação relativa às normas e aos procedimentos técnicos, e propor o acompanhamento e estudos soro-epidemiológicos visando avaliar o perfil em nível estadual da incidência de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e sua manutenção. Também visa à vigilância epidemiológica e sanitária das principais doenças dos equídeos, como Mormo e Anemia Infecciosa Equina, enfatizando profilaxia, controle e erradicação destas doenças.
O Pará possui o terceiro maior rebanho de equinos do país. São 97.317 propriedades com criação de cavalos, e uma população superior a 600 mil animais (625.028).
Certificado - O curso terá certificação válida para cadastrar médicos veterinários privados no PNSE, atendendo ao que estabelece a Portaria da Adepará n° 1780/2018, que instituiu no Estado normas complementares e medidas voltadas ao Programa de Sanidade Equídea, por meio da habilitação de médicos veterinários privados para realização de exames de Anemia Infecciosa Equina e Mormo.
Programação:
- Dia 19/03/2024 - Programa de Sanidade Equídea, Legislação e Sisbravet - as 9h, no CRMV-PA, na Travaessa Curuzu, 2318.
- Dia 20/03/2024- Aula prática sobre pelagem dos equídeos
As 9h, na Cavalaria da Polícia Militar, na Avenida Mangueirão, no bairro do Mangueirão.
As 14h - Atendimento à Notificação de AEI - Sisbravet, no auditório da Adepará, na Travessa Mariz e Barros, 1.189, entre as avenidas Pedro Miranda e Marquês de Herval.
- Dia 21/03/2024 - Atendimento à Notificação de Mormo - Sisbravet (Exclusivo para SVO) - as 9h, no auditório da Adepará.