Governo do Pará faz maior entrega de títulos fundiários do Brasil em Santa Izabel do Pará
Quase 1000 famílias foram beneficiadas com o título definitivo de suas terras
Em Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, o governo estadual fez, nesta sexta (15), a maior entrega de títulos de terra do Brasil. Ao todo foram 977 documentações às famílias de produtores rurais das comunidades rurais de Vila do Lago, Catumbi, Pupunhateua, Meruim, 21 de Abril, Matupiriteua, Santa Quiteria, Vila Corinthians, Matupiriteua, Vila do Itá, P/ASS 12-01, e também de lotes urbanos (368). O governador Helder Barbalho esteve na cidade para agenda e participou do ato.
O chefe do Executivo paraense parabenizou a equipe do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) pelo empenho e também os que receberam os títulos. "São quase mil famílias que esperaram anos, décadas para poder ter esse documento, seja para produzir no campo, seja também para os que foram alcançados pela regularização urbana. Isto representa direito, conquista. Daqui para frente, ninguém tira vocês da casa de vocês, ninguém tira vocês do lote, da propriedade rural. Vocês podem, com esse título, acessar crédito para poder investir na lavoura, na propriedade rural, para melhorar a casa, para poder garantir desenvolvimento familiar e qualidade de vida para cada um", explicou Helder Barbalho.
LEIA TAMBÉM
Governo do Estado entrega Centro para Idosos em Santa Izabel do Pará
Famílias de Santa Isabel recebem benefícios habitacionais do Sua Casa
Ainda de acordo com o governador, a entrega de títulos de terra é uma das principais políticas públicas sociais deste governo. "Regularização fundiária e urbana é resgatar o sonho dessas pessoas. Todos aqui não ocuparam por desejar, mas pelas circunstâncias, e, por anos, viveram a angústia e o medo de um despejo, de uma invasão. Essa história não deve ser esquecida, mas ela fica para o passado hoje", discursou o governador.
O titular do Iterpa, Bruno Kono, confirmou que esta entrega marca um momento da história do Pará, visto que a entrega em Santa Izabel é a maior já feita no Brasil até este momento. "Isso somente foi possível por conta de todo apoio desde 2019 que o governador Helder Barbalho tem feito. Investido em regularização, em estrutura para equipes que fazem esse trabalho. Vamos transformar este Estado no território fundiariamente mais seguro do Brasil, e começamos por SIP. Sejam felizes, comemorem, porque a terra é de vocês, vão produzir mais e com segurança agora", anunciou.
Segurança - A produtora rural Alda Maria Pinheira esperou 15 anos pelo título de sua terra, e contou que o sentimento agora é de tranquilidade. "Lá eu tenho roça, produzo milho, mandioca, açaí. Com esse título agora eu posso inclusive me aposentar, deixar para os filhos levarem em frente", explicou ela, que é moradora da comunidade 21 de Abril.
Alda Maria Mendes PinheiroMorador da Vila Mocambo, o agricultor Sebastião Rocha mora há 34 anos na terra que hoje tem seu nome no título de propriedade. "Estou muito feliz com isso, agradeço ao governador pelo trabalho brilhante, desejo que continue. Tenho uma produção pequena de goiaba, de verdura, uma pequena roça, e agora tenho mais segurança, e meus filhos também, que vão poder continuar trabalhando na terra", comentou.
Sebastião Silva da RochaCredCidadão - Ainda durante a agenda foram entregues 30 motos, um investimento total de R$ 600 mil, pela linha de microcrédito do programa CredCidadão Mototaxista Pai D’Égua. A linha é destinada especificamente a mototaxistas e fornece acesso a crédito rápido e adequado para fortalecer a atividade desses profissionais no Pará.
O objetivo é renovar a frota e melhorar a segurança no trânsito para mototaxistas e usuários, a partir da aquisição de veículos e equipamentos de segurança, como capacete, luvas e coletes.
O diretor-geral do CredCidadão, Braselino Assunção, reforça que a iniciativa tem a finalidade de garantir mais segurança e conforto para os usuários e condutores, além de veículos menos poluentes. "Isso vai melhorar muito a mobilidade urbana de Santa Izabel", avaliou
Presidente do Sindicato de Mototaxistas de Santa Izabel do Pará, Waldeir Batista relata que a renovação das motos é motivo de festa para a categoria. "Tem alavancado a economia aqui do nosso município, tem ajudado muito. Hoje já somos 360 mototaxistas com 90% rodando em motos novas, só temos a agradecer esse apoio do governo do estado", ressaltou.
José da Silva, conhecido como "Alemão", é presidente do Sindicato Estadual dos Mototaxistas e participou da entrega em Santa Izabel. "Em muitos municípios nós temos uma frota sucateada e essa mudança vem acontecendo por conta de um compromisso que o Helder assinou com a gente e está cumprindo", finalizou.