Seaster promove palestra de manipulação de alimentos à empreendedoras da RMB
Garantir a execução da politica de segurança alimentar e nutricional em todos os municípios paraenses. Esta é uma das competências da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, segue realizando palestras e capacitações voltadas a manipuladores de alimentos com atuação em todo o Estado. A capacitação atende pessoas de baixa renda e que trabalham no ramo alimentício, sejam elas feirantes, merendeiras, micro empreendedores, autônomos e outros.
Nesta sexta-feira, 15, cerca de 20 mulheres participam de mais uma edição. No término da atividade, as empreendedoras puderam realizar o cadastro e receber a carteira que profissionaliza e reconhece o manipulador de alimentos como profissional apto para desenvolver tal função.
Vânia Oliveira é professora e participa do projeto "Delícia do Sonhar". Projeto desenvolvido por cinco mulheres que produzem bombons e os comercializa em feiras regionais e na praça matriz de Icoaraci. A professora, que participou da capacitação, reforçou que a iniciativa trouxe esclarecimento de dúvidas que ela nunca havia recebido. "Aqui nós ouvimos falar sobre o condicionamento correto dos alimentos, a temperatura, as boas práticas. As questões de higiene e tudo o que precisa ser feito para que o produto chegue com qualidade e em segurança ao consumidor. Foi muito importante!".
Além de disseminar conhecimentos sobre a segurança do alimento nas etapas de fornecimento, recebimento, do preparo até a fase de distribuição, as palestras ainda garantem a educação alimentar e a certificação dos empreendimentos por meio de uma carteira.
"Nós mobilizamos essas pessoas e orientamos pra tratar das questões de contaminação e manuseio correto dos produtos. Hoje, as mulheres que participaram do cursos já trabalham com produtos artesanais: biscoitos, chocolates, e aqui elas procuravam instruções para garantir um produto seguro aos seus clientes. Com as carteiras, esses estabelecimentos são certificados e passam a se responsabilizar por uma manipulação de alimentos segura, a partir dos métodos necessários", frisou a Nutricionista da Seaster, Luiza Dornelas.
Entre os temas discutidos durante a formação, destacam-se: a manipulação e os riscos de contaminação de alimentos, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), a importância da higienização do ambiente e a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).