Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Pará participa de Reunião com os secretários de Segurança do Brasil, em Florianópolis

No encontro estão sendo debatidos assuntos pertinentes à segurança de todos os estados da federação

Por Walena Lopes (SEGUP)
15/03/2024 15h09

Nesta sexta-feira, 15, na cidade de Florianópolis está sendo realizada a 89º edição do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e o Pará está presente no encontro que reúne todos os secretários de Segurança Pública do Brasil. No encontro estão sendo debatidos assuntos pertinentes à segurança de todos os estados da federação.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Tomário Sarubo, também está presente no encontro, juntamente com Rodney Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, participa da reunião e destaca a importância do colegiado para o alinhamento das estratégias conjuntas entre as federações no enfrentamento ao crime organizado no país. 

“Estamos hoje reunidos com os secretários de Segurança de todo o país, bem como com o secretário Nacional e o representante da agência de inteligência da Senasp, para que juntos, possamos alinhar as estratégias que vinham sendo tratadas com a gestão anterior, mas também, para discutir internamente dentro do Consesp, assuntos de importância para todos os estados, como enfrentamento ao crime organizado, e ainda, alguns ajustes que são necessários em legislações de forças de segurança, na estratégia de segurança pública. Tudo isso sendo alinhavado em alto nível com os 27 secretários de segurança do Brasil que trabalham diariamente na área, e nesse encontro podemos discutir com o governo federal e ouvindo as forças de segurança que também compõem o sistema único de segurança pública, o Susp ", pontuou Ualame Machado.

Durante o encontro houve também a eleição do novo presidente do Consesp, Sandro Avelar, que está como Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. O novo presidente, em seus discursos, destacou a importância do encontro para dar voz aos profissionais da área de segurança, visto que cada representante conhece as peculiaridades do seu Estado e as medidas que precisam ser adotadas para melhorar a segurança no Brasil. 

Entre outras pautas discutidas no encontro, estão ainda, as ações de enfrentamento a violência no campo e situações de pessoas moradoras de rua. 

Câmara técnica

Em 2023, O Conselho dos Secretários de Segurança Pública criou uma câmara técnica que reúne todas as agências de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Brasil, com intuito de uniformizar e integrar as atividades de inteligência, coordenando e articulando as ações entre os estados visando o combate ao crime organizado no país. 

A reunião da Câmara Técnica acontece de forma conjunta com a reunião dos Secretários de Segurança Pública do Estado. Ela tem o viés de assessorar todas as demandas apresentadas pelo conselho, bem como, identificar oportunidades de avanço do Sistema de Segurança Pública. Como destaca o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal do Estado, delegado André Costa. 

“Esse encontro nos possibilita integrar as informações de segurança,  não somente regionalizada, mas também de forma nacional, identificando as ameaças e repassando os diagnósticos para o Conselho de Secretários para que possam deliberar entre si as medidas pertinentes dentro de suas atribuições”, destacou o secretário adjunto. 

Entre as pautas discutidas durante a reunião estão um plano de trabalho para a integração dos Sistemas de Inteligência e a consolidação dos dados estatísticos pelos Estados, como detalha André Costa. “Hoje definimos a apresentação de uma pauta dos temas. O primeiro seria um plano de trabalho para a integração dos sistemas de inteligência, seguindo o exemplo do sul do país, onde já existe um acordo de cooperação firmado entre os estados integrantes da região sul e outros convidados, para que isso possa servir de boa prática para a ampliação nacional. Outro ponto a ser discutido é a possibilidade de divulgação dos dados estatísticos pelo Consesp, tendo em vista que, a consolidação das informações enviadas por cada estado formam oficialmente os indicadores de criminalidade e violência.”, enfatizou o secretário.