Semu promove reunião de alinhamento com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres
Na oportunidade foram estabelecidas as metas que devem ser executadas a médio e longo prazos
Seguindo a premissa de que é preciso planejar para que os serviços oferecidos pelo governo do Estado cheguem, de fato, às mulheres que mais precisam, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realizou uma reunião de alinhamento para estabelecer as metas que devem ser executadas em 2024, em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM).
O encontro aconteceu, na quinta-feira, 14, no auditório da secretaria e contou com a participação das conselheiras regionais das regiões do Carajás, Guajará, Tocantins, Rio Caeté, Baixo Amazonas, Xingu e Marajó. Entre as pautas da reunião, a importância do planejamento estratégico para garantir a eficiência das ações realizadas pelo conselho, deu o start na reunião e teve como facilitadora a Coordenadora de Enfrentamento a Violência e Promoção dos Direitos das Mulheres, Márcia Jorge.
"Ainda precisamos avançar no campo das nossas ações e conhecimento de territórios. E o papel do conselho é representar um coletivo formado pelo governo e a sociedade civil. Logo, precisamos entender a importância dessa coletividade na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. Precisamos estar fortes, organizadas e com o nosso planejamento alinhado", disse a coordenadora Márcia Jorge, ao abrir a reunião.
Já para a diretora de Articulação e Políticas Públicas, Clarice Leonel, o alinhamento é fundamental, sobretudo, nas escolhas das ações que devem ser executadas. "Nós não devemos trabalhar sendo pautadas apenas por agenda, nesse ativismo diário que, por muitas vezes, acaba nos consumindo e nos fazendo cair em ações que não desenham de fato aquilo que nós buscamos. A definição, estruturação, organização e a funcionalidade das políticas públicas, elas só virão para nós mulheres, como uma estrutura de garantia de direitos, se nós tivermos um planejamento."
CEDM
O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM) objetiva propor e acompanhar as ações realizadas pelo governo, com o intuito de propor soluções e garantir a manutenção dos serviços de atendimento direcionado à mulher.
"Precisamos fortalecer a nossa política e garantir que ela esteja em consonância com a política estadual e nacional. Com o planejamento, nós vamos conseguir fazer com que todo o trabalho que nós executamos virem metas na construção dos conselhos nos interiores", falou a representante da Confederação de Mulheres do Brasil, Solange Ramalho.
A titular da Semu, Paula Gomes, ressaltou a importância do órgão na elaboração de políticas públicas para atender as mulheres do estado. "Hoje é um dia de muita alegria em poder receber as representantes do conselho aqui, na secretaria, para realizarmos o nosso planejamento. A união do governo e sociedade civil nessas elaborações favorecem que as ações possam atender um número mais diversos de mulheres
A titular também ressaltou a importância de fortalecer os laços entre a secretaria e o conselho. “Agora, é focar no nosso planejamento sempre com essa união com o conselho e, acima de tudo, fazer a execução das nossas ações. Hoje com a secretaria criada nós já temos uma outra estrutura, totalmente diferente da que nós começamos. E a gente conta com a experiência que cada conselheira traz de sua região, para que o nosso planejamento venha atender as reais necessidades das mulheres paraenses", finalizou a secretária Paula Gomes.