Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo do Estado e TCE capacitam lideranças atuantes nas Usina da Paz

Curso abordou, entre outros temas, questões sobre os Microempreendedores Individuais (MEIs) para fortalecer as práticas contábeis de empreendedores

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
15/03/2024 12h38

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária e do Programa de Educação Fiscal do Pará com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), resultou, na quinta-feira (14), na capacitação para 23 servidores públicos que atuam nas Usina da Paz (Usipaz), com o minicurso sobre "Concessão, Execução e Prestação de Contas de Suprimento de Fundos para Jurisdicionados".

O evento foi especialmente desenhado para líderes das Usinas da Paz e teve três horas de duração, sendo realizado na sede do TCE, em Belém, oferecendo conhecimentos fundamentais sobre a prestação de contas de suprimento de fundos. “Além disso, o curso abordou a documentação fiscal relacionada aos Microempreendedores Individuais (MEIs), visando fortalecer suas práticas contábeis e fiscais, em informações repassadas pelo fiscal de receitas estaduais da Sefa, João Soares”, informou a coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamim.

“Essa iniciativa de capacitar servidores da Usipaz que atuam junto à comunidade foi possível graças à parceria estratégica do TCE contribui para o aprimoramento das habilidades de nossas lideranças e fortalece os laços entre instituições comprometidas com a transparência e o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, explica Zilda Benjamin.

No dia 21/03 será realizada reunião com equipe da Usipaz Marituba e do Parapaz para definir o conteúdo de uma oficina a ser realizada após os cursos de empreendedorismo realizados nas Usinas da Paz, quando serão repassadas as informações sobre os benefícios do regime MEI e a importância da formalização dos empreendimentos. 

"Para a Educação Fiscal esta parceria com o TCE é importante e continuaremos empenhados em promover iniciativas que contribuam para o crescimento sustentável de nossas comunidades e o fortalecimento da cidadania fiscal", conclui Zilda Benjamim.

Participaram do evento a diretora da Escola de Contas do TCE-PA, Carmen do Carmo; Andrea Xerfan, secretária de Controle Interno do TCE/Pa, Cristina Vina, coordenadora da Escola fazendária e Alessandra Evangelista Tavares, diretora da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).