Governo do Estado e TCE capacitam lideranças atuantes nas Usina da Paz
Curso abordou, entre outros temas, questões sobre os Microempreendedores Individuais (MEIs) para fortalecer as práticas contábeis de empreendedores
Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária e do Programa de Educação Fiscal do Pará com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), resultou, na quinta-feira (14), na capacitação para 23 servidores públicos que atuam nas Usina da Paz (Usipaz), com o minicurso sobre "Concessão, Execução e Prestação de Contas de Suprimento de Fundos para Jurisdicionados".
O evento foi especialmente desenhado para líderes das Usinas da Paz e teve três horas de duração, sendo realizado na sede do TCE, em Belém, oferecendo conhecimentos fundamentais sobre a prestação de contas de suprimento de fundos. “Além disso, o curso abordou a documentação fiscal relacionada aos Microempreendedores Individuais (MEIs), visando fortalecer suas práticas contábeis e fiscais, em informações repassadas pelo fiscal de receitas estaduais da Sefa, João Soares”, informou a coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamim.
“Essa iniciativa de capacitar servidores da Usipaz que atuam junto à comunidade foi possível graças à parceria estratégica do TCE contribui para o aprimoramento das habilidades de nossas lideranças e fortalece os laços entre instituições comprometidas com a transparência e o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, explica Zilda Benjamin.
No dia 21/03 será realizada reunião com equipe da Usipaz Marituba e do Parapaz para definir o conteúdo de uma oficina a ser realizada após os cursos de empreendedorismo realizados nas Usinas da Paz, quando serão repassadas as informações sobre os benefícios do regime MEI e a importância da formalização dos empreendimentos.
"Para a Educação Fiscal esta parceria com o TCE é importante e continuaremos empenhados em promover iniciativas que contribuam para o crescimento sustentável de nossas comunidades e o fortalecimento da cidadania fiscal", conclui Zilda Benjamim.
Participaram do evento a diretora da Escola de Contas do TCE-PA, Carmen do Carmo; Andrea Xerfan, secretária de Controle Interno do TCE/Pa, Cristina Vina, coordenadora da Escola fazendária e Alessandra Evangelista Tavares, diretora da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).