Obras da ala oncológica do Hospital Regional em Marabá entram na reta final
O ritmo das obras no espaço anexo ao Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, é intenso. O espaço de 418 metros quadrados, vai dar lugar a primeira Ala de Oncologia da Região de Carajás e terá a capacidade de realizar 750 sessões de quimioterapia por mês. As obras estão com 80% dos serviços concluídos.
“Já foi feita toda a parte de tubulação de rede de esgoto e de água de todos os banheiros e salas de limpeza. Estamos entrando na fase de pintura, conclusão do forro, revestimento e instalação de piso vinílico, que é a última fase”, descreve a engenheira da obra, Rayara Ramos.
João Vitor da Silva, de 20 anos, foi chamado recentemente para trabalhar no local como pintor. Nesse primeiro momento, ele atua lixando paredes e não esconde o sorriso e satisfação em saber que os serviços já avançaram. “Sei que essa obra vai mudar a vida de muita gente e eu estou aqui para agilizar esse processo. Isso é muito gratificante. Me sinto abençoado por essa oportunidade. Já quero partir pra pintura. Já quero ver as pessoas entrando, sendo atendidas e até saindo curadas", destaca João.
A ala de oncologia será instalada no espaço onde antes ficavam a cozinha, o refeitório, a lavanderia, rouparia e almoxarifados da instituição. Para isso, o Governo do Estado construiu um bloco de apoio para realocar os serviços, garantindo melhorias significativas para outras áreas do hospital.
"A ala oncológica representa a concretização de um grande anseio da população local. Com essa nova estrutura, muitos pacientes, que antes precisavam se deslocar para outras regiões do Estado, poderão receber tratamento próximo de casa, contando com o apoio fundamental de suas famílias. Essa conquista certamente terá um impacto significativo e positivo na vida dessas pessoas", ressaltou Flávio Marconsini, diretor-executivo do Regional.
Novidades e melhorias - A Ala de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará terá espaços aconchegantes e organizados, bem distribuídos e de fácil acesso. Nesse novo projeto foram criadas enfermarias que comportam quatro macas, e cada enfermaria tem o seu banheiro individual, além dos banheiros com acessibilidade, que são bem espaçosos e com duchas, além da sala de cromioterapia, que é uma sala de enfermaria que vai comportar um número maior de pacientes. A Ala será composta por ambulatório, sala de quimioterapia equipada com 12 poltronas, 20 leitos de internação, além de espaços destinados ao convívio e acolhimento humanizado dos pacientes.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.