Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Marabá destaca-se pela abordagem humanizada

Unidade já realizou mais de três mil sessões de hemodiálise este ano, ajudando mais de 90 pacientes semanalmente a manterem a qualidade de vida

Por Ascom (Ascom)
13/03/2024 19h33

No dia 14 de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim, data que visa conscientizar a população sobre as doenças renais e a importância da prevenção. Em Marabá, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), destaca-se por oferecer tratamento de hemodiálise de excelência, que prioriza a humanização, o bem-estar e a individualidade de cada paciente.

Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, explica que a humanização é um valor fundamental na instituição. "Cada paciente é tratado com respeito, dignidade e compaixão. Investimos continuamente na formação e treinamento de nossa equipe para garantir que a humanização seja uma prioridade constante em todos os aspectos do cuidado com os usuários", afirma.

HRSP destaca-se pela abordagem humanizada no atendimento do serviço de hemodiáliseO Regional em Marabá é referência nefrológica para mais de 1 milhão de pessoas de 22 cidades da região, a unidade do Governo do Pará, atende regularmente cerca de 90 pacientes, que já realizaram em 2024 mais de 3 mil sessões de hemodiálise.

Lindomar Pereira Santos, 55 anos, morador de Marabá, enfrenta a batalha contra a doença renal há três anos na unidade do Governo do Pará. Mais do que um tratamento médico, o paciente encontrou um ambiente acolhedor e humanizado na instituição, onde a equipe multiprofissional se dedica ao seu bem-estar físico e emocional.

O Paciente renal Lindomar Pereira realiza tratamente há 03 anos na unidade do governo do Pará “Aqui no Regional, sinto como se estivesse em casa, com a minha família. A equipe se preocupa com tudo, se dormi bem, se estou me alimentando corretamente, e até lembram a data do meu aniversário. Esse cuidado faz toda a diferença, pois o tratamento não é fácil, mas essa humanização deixa tudo mais leve e dá força para seguir em frente”, explicou.

O psicólogo Maycon Silva, que atua no serviço de hemodiálise da instituição, ressaltou a importância do atendimento humanizado para o bem-estar emocional dos pacientes. “Ao proporcionar um ambiente acolhedor, a equipe multiprofissional não só trata a condição médica, mas fortalece o paciente para enfrentar os desafios da doença renal com mais resiliência e esperança. Essa abordagem integral contribui para uma adesão melhor ao tratamento,” destacou.  

Conscientização

Em sintonia com o Mês Internacional do Rim, celebrado em março, o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional em Marabá, vêm realizando uma série de atividades para a sociedade que visa conscientizar a população sobre a relevância da saúde renal.

Alan Ferreira, diretor assistencial da unidade, destacou que as ações de conscientização já beneficiaram dezenas de pessoas, reforçando o compromisso do hospital em proporcionar acesso a serviços de saúde gratuitos à comunidade.

"Já realizamos ações no Shopping em Marabá, e iremos realizar até o final do mês no hospital palestras educativas que evidenciam nosso comprometimento com a promoção da saúde em nossa comunidade. Além disso, estamos planejando ampliar nossas ações itinerantes, levando mais atividades de conscientização e prevenção para além dos limites do hospital, alcançando um número ainda maior de pessoas e fomentando uma cultura de cuidado em nossa região", enfatizou.

O diretor ainda ressaltou que as ações de sensibilização contam com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais do hospital, além da colaboração de estudantes de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referência

O Regional de Marabá se destaca como referência no atendimento de pacientes renais crônicos na região de integração Carajás. Com uma equipe especializada em nefrologia, a unidade oferece um dos Centros de Hemodiálise mais avançados da região com 20 máquinas de diálise. Além disso, o tratamento é oferecido em três turnos, e as instalações incluem salas de observação e ambulatórios.

A enfermeira nefrologista Anna Carolinny, explica que a hemodiálise consiste no processo de filtragem do sangue a partir de máquinas que removem toxinas e resíduos que os rins não conseguem mais eliminar devido a uma falha renal.

“Cada máquina é meticulosamente calibrada para garantir a remoção eficiente de substâncias nocivas, enquanto mantém o equilíbrio necessário de eletrólitos e fluidos no corpo. É um procedimento que demanda precisão técnica e constante monitoramento para a segurança e eficácia do tratamento”, detalhou a profissional.

Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.