Estudos e pesquisas são apresentados no 1º Fórum de Nefrologia do Hospital Abelardo Santos
Evento foi aberto ao público externo e contou com trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais da unidade, que integra a rede de saúde pública do Estado
O 1º Fórum de Nefrologia aborda cuidados e tratamentos dos rinsCom destaque para estudos e pesquisas relacionados aos cuidados e tratamentos dos rins, o 1º Fórum de Nefrologia promovido pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nos dias 13 e 14 de março (quarta e quinta-feira), contou neste primeiro dia com apresentações de trabalhos científicos produzidos por profissionais da unidade e diversas palestras.
A iniciativa reforça as ações alusivas ao Dia Mundial do Rim - 12 de Março -, que se tornou uma campanha global de conscientização da saúde, enfatizando a redução da frequência e do impacto das doenças renais e dos problemas associados à enfermidade.
A coordenadora do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (TRS) do HRAS, Lucineia Veloso, explica que a programação visa alertar usuários e profissionais sobre a importância de cuidar da saúde como forma de prevenir e, se for o caso, tratar e também evidenciar e valorizar as produções científicas internas sobre o tema.
Participantes reconhecem a importância do evento para aprimorar o atendimento aos pacientes renaisEsclarecimentos - “Dividir e compartilhar conhecimento é a proposta desse evento. Até abrimos vagas para o público externo, como universitários da área da saúde, para que eles possam conhecer a rotina de um hospital que é referência e esclarecer dúvidas sobre os cuidados relacionados ao paciente renal crônico que realiza hemodiálise ou diálise peritoneal. São questionamentos bastante frequentes”, acrescenta Lucineia Veloso.
No primeiro dia, o evento foi composto por palestras sobre diálise peritoneal, transplante renal, papel da psicologia da assistência social no cuidado do paciente crônico e diálise na pediatria e na neonatologia, além de mesa-redonda com a participação de nutricionistas, médicos e profissionais de Enfermagem. Os temas foram abordados por profissionais da instituição e convidados.
Experiências - A técnica em Enfermagem do HRAS e graduanda de Enfermagem, Paula Chagas, apresentou com a colega de trabalho Tainã Pinheiro o artigo científico sobre a assistência de Enfermagem no processo de terapia renal substitutiva na pediatria. “Foi muito boa essa oportunidade que o Hospital nos deu para aprender e compartilhar conhecimento com as pessoas que participaram da programação. Agregou muito. Foi uma experiência única produzir esse trabalho e mostrá-lo”, informa Paula Chagas.
Tainã Pinheiro, técnica em Enfermagem do HRAS , também ressalta a importância da oportunidade. “Esse evento foi muito importante para mim. Agregou muito na minha vida pessoal e acadêmica. É um tema muito importante e precisa ser debatido”, afirma.
A estudante de Fisioterapia Simone Moraes, 30 anos, ficou sabendo da programação por um amigo da faculdade. “É importante que a gente saiba também dentro dannossa área como atender esse tipo de paciente. Por esse motivo, fiz questão de participar do evento”, conta Simone.
“Para oferecer o serviço, a unidade dispõe de 22 poltronas, sendo duas exclusivas para paciente em isolamento por contato. Durante a terapia de hemodiálise, o 'Abelardo Santos' oferta wi-fi, alimentação e serviço de fisioterapia para amenizar os incômodos dos pacientes", destaca a diretora-geral da instituição, Aline Oliveira.
Serviço: A Unidade é referência estadual e mantém médicos especialistas em doenças dos rins (nefrologistas). A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta que as doenças renais afetam, principalmente, pessoas com comorbidades, como pressão alta, diabetes e obesidade.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e clínicos (pediátricos e adultos). Atende a 13 especialidades médicas e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, entre elas a de hidroterapia.
Texto: Ascom/HRAS