Nova etapa da Operação Fire distingue dano ambiental por laudo da perícia criminal
As ações de combate ao desmatamento seguem intensificadas pelo governo do Pará. A Operação Fire, dirigida pela Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), de Altamira, da Polícia Civil (PC), deflagrou novas iniciativas, entre os dias 5 e 9 passados, no município de Senador José Porfírio, com o apoio dos peritos criminais da Polícia Científica do Pará (PCEPA).
De acordo com a perícia criminal, o foco da 'Operação' foram as perícias de dano ambiental em quatro imóveis rurais, oriundos de oito procedimentos policiais relacionados a crimes ambientais nos municípios da região do Xingu. Esse processo permitiu a individualização das condutas criminosas de cada ocupante, visando seu possível indiciamento em um Inquérito Policial já em andamento
Com as perícias, a PCEPA fortaleceu as ações de combate aos delitos, em apoio à Deca, com a elaboração de um laudo que vai colaborar com as investigações para identificar novos focos de crimes ambientais e garantir a responsabilização dos infratores.
“A perícia no local foi importante para caracterizar o dano ambiental, bem como identificar os ocupantes e subsidiar a autoridade judicial no inquérito policial bem como na resolução pacífica do conflito”, disse o perito criminal Cleberton Mendes.
Além disso, a Operação Fire em Senador José Porfírio também promoveu diálogos com ocupantes de uma área envolvida em conflitos agrários. A PCEPA orientou os ocupantes a suspenderem, de imediato, o desmatamento na Área de Preservação Permanente (APP) da propriedade rural em questão.