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Simulação realística do protocolo de cirurgia segura melhora ainda mais a assistência aos usuários

Em 2023, o HGT realizou 3.592 procedimentos cirúrgicos. Apenas nos primeiros dois meses de 2024, já foram contabilizadas mais 520 cirurgias de pequena e média complexidade

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
11/03/2024 15h02

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), realizou capacitação sobre Protocolo de Cirurgia Segura, reforçando seu compromisso com a segurança e bem-estar dos pacientes, além de destacar a constante busca pela manutenção da qualidade em todos os aspectos da assistência.

A capacitação com público-alvo formado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos setores assistenciais do HGT, teve como foco a garantia de segurança do paciente durante toda e qualquer intervenção cirúrgica, e contou com a participação de 191 participantes.

Segundo Marayza Nunes, enfermeira do NQSP, a capacitação é uma exigência do Ministério da Saúde (MS). "Além de estarmos de acordo com as diretrizes ministeriais, estamos assegurando que todos os pacientes da unidade hospitalar possam, verdadeiramente, contar com a realização de uma cirurgia segura e livre de riscos", declara.

Atualmente, o centro cirúrgico do HGT conta com mais de sete profissionais, entre enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além de especialistas médicos ortopedistas, ginecologistas/obstetras, cirurgiões gerais e anestesistas. Dessa forma, o protocolo de cirurgia segura estabelece as medidas que devem ser implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica.

O evento teve como temática principal a aplicabilidade do check list que é um documento de cirurgia segura que consiste em três etapas: entrada, sendo antes da indução anestésica; pausa, antes da incisão e saída, antes de o paciente deixar o centro cirúrgico.

"O check list é uma ferramenta poderosa que nos auxilia a garantir a execução correta de cada etapa do procedimento cirúrgico. Estamos focados em integrar essa prática em nossa rotina de trabalho para garantir uma abordagem padronizada e segura em todas as cirurgias realizadas no HGT", finalizou Marayza.

Somente no ano passado, o HGT realizou 3.592 procedimentos cirúrgicos. Apenas nos primeiros dois meses de 2024, já foram contabilizadas mais 520 cirurgias de pequena e média complexidade na unidade hospitalar.

Raimundo Rodrigues, 47 anos, é morador de Tailândia e está há 15 dias internado na Clínica Cirúrgica do HGT, após sofrer uma fratura no antebraço esquerdo. Raimundo expressou sua gratidão pela atenção e cuidados recebidos durante sua internação e enfatizou sua importância para os procedimentos realizados ali.


"Graças a Deus e aos profissionais do HGT que me atenderam muito bem quando me acidentei, desde o primeiro momento que entrei no hospital. Depois fiz a cirurgia e ocorreu tudo bem também durante e depois dela, sem nenhum problema. Hoje já estou bem melhor.  Hoje sou eu que estou aqui, mas amanhã pode ser algum familiar nosso, então saber que eles podem contar com um lugar seguro é muito bom", finalizou o usuário.

"A educação continuada é um passo significativo em direção à padronização e à redução de riscos durante os procedimentos cirúrgicos, refletindo nosso compromisso constante com a excelência assistencial. Com a aplicação correta dessas diretrizes, estamos fortalecendo ainda mais a confiança dos pacientes em nossos serviços e reforçando nossa posição como referência em saúde na região", ressaltou o diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira. 

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
 
Texto: Andrey Silva / Ascom HGT