Centro de atendimento educacional especial recebe projeto Santa Casa nas Escolas
O projeto busca orientar sobre os primeiros socorros, principalmente em casos de engasgo de crianças na instituição
Alunos, pais e/ou responsáveis, e professores do Centro Educacional Ronaldo Miranda (Cerom), instituição sem fins lucrativos conveniada à Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e que atende a estudantes com necessidades especiais, participaram nesta segunda-feira, 11, da capacitação em suporte básico de vida (primeiros socorros) realizada pelo Projeto Santa Casa nas Escolas.
Por meio da parceria entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMPA) e Seduc, o projeto realiza ações desde o ano de 2019, sempre na busca por atender as particularidades e necessidades específicas das unidades educacionais, conforme explica a enfermeira Antônia Rodrigues, uma das capacitadoras do projeto.
"A escola Cerom é uma escola de educação especial que atende crianças em inúmeras situações especiais, como por exemplo o autismo. O projeto 'Santa Casa nas Escolas' veio para a instituição de ensino orientar sobre os primeiros socorros, principalmente em casos de engasgo. Para as crianças, nós procuramos trazer essas informações de uma forma lúdica com uma dinâmica que se insira nas possibilidades de entendimento da criança especial", explicou a enfermeira.
Além das atividades voltadas para as crianças, a equipe de profissionais da Santa Casa realizou também o treinamento do suporte básico de vida para os pais e/ou responsáveis, professores e funcionários da escola e também do Centro de Reabilitação e Organização Neurológica do Pará, entidade filantrópica a qual o Cerom é vinculado.
"É de total importância à nossa comunidade da Educação Especial a abordagem de um tema tão relevante, porque ele traz informações sobre o engasgo. Justamente por conta das nossas crianças, que têm problemas como deglutir, que passam muito por essas situações de engasgo. Foi um treino de forma muito didática, falando a linguagem da Educação Especial, e a equipe pode também fazer esse treinamento tanto para a comunidade dos pais, para a equipe de professores, como também dentro da clínica de neuroreabilitação onde os profissionais da saúde também puderam participar. Então toda a comunidade achou super importante um treinamento de como você pode ajudar uma pessoa em um momento tão delicado que é o engasgo", afirmou a neuropsicóloga Graziella Leite, diretora do Cerom.
A próxima ação do projeto "Santa Casa nas Escolas" será realizada nos dias 25 e 26 de março na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Constant, no bairro do Reduto.