Cosanpa garante trabalho preventivo no Sistema de Captação do Rio Trombetas
Serviço evita a suspensão no abastecimento de água no município de Oriximiná no Baixo Amazonas
Quem mora na região Oeste do Pará, já começa a se preparar para a cheia dos rios nos próximos meses. É quando o volume de água aumenta significantemente. Um fenômeno natural que acontece no período de janeiro a junho. No município de Oriximiná, no Baixo Amazonas não é diferente, a cheia dos rios já chegou a causar, em anos anteriores, inundações e até alagamentos em residências.
Pensando nisso, equipes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vêm realizando serviços preventivos para evitar problemas no abastecimento na adutora do Sistema de Captação do Rio Trombetas.
Novos tambores foram comprados para servir como flutuantes, braçadeiras foram feitas e anexadas na tubulação e cabos elétricos foram trocados.
Segundo a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, os serviços realizados foram necessários, principalmente para evitar acidentes na área, além de garantir o abastecimento de qualidade em todos os períodos do ano.
“Os flutuantes servem de apoio para tubulação, para evitar o deslocamento para o fundo do rio e laterais quando houver a passagem de barcos. Com isso, a gente garante o abastecimento da cidade sem ter que estar fazendo a suspensão do abastecimento para essa tubulação, seja na parte elétrica ou seja na parte da própria captação das tubulações e acoplamentos da bomba.” Explicou Cleide Ferreira
Segundo o supervisor da Cosanpa, em Oriximiná, Luís Otávio, os serviços de manutenção foram necessários e realizados no momento certo.
“O serviço foi concluído, aproveitando também o momento que o rio Trombetas ainda está enchendo, para deixar definitivo a questão da qualidade de fornecimento de água para a população, trazendo benefícios à toda comunidade oriximinaense.
Na primeira etapa quando iniciaram os serviços preventivos em outubro do ano passado também foi feita toda a substituição da tubulação, com 240 metros de tubos de PAD de 280 milímetros, emendados com soldas feitas com máquina de termofusão.
Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa