Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO

Ação de Cidadania em homenagem ao Dia da Mulher garante atendimento a mais de 15 mil pessoas, em Belém

Foram disponibilizados mais de 80 serviços gratuitos e entrega de benefícios do "CredCidadão" e "Sua Casa"

Por Matheus Rocha (SEAC)
08/03/2024 14h37

O Governo do Estado promoveu na manhã desta sexta-feira, 8, uma grande ação de cidadania em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A programação, realizada no estacionamento do Estádio Mangueirão, em Belém, fez parte do projeto "Por Todas Elas" e ofereceu gratuitamente uma série de serviços nas áreas da saúde, lazer, assistência social e cidadania à população.

Durante a programação, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, reforçou que o Governo do Estado está ao lado das mulheres paraenses. 

"Ficamos muitos felizes em poder, no Dia da Mulheres, comemorar avanços nas políticas públicas que foram implantadas pelo Governo do Estado para as mulheres. Queremos deixar, através das nossas ações, um recado claro às mulheres de que elas podem contar com o Governo, que está ao lado delas para que todas sejam respeitadas, bem tratadas e que elas tenham autonomia financeira, que é muito importante. É um dia de muita alegria por poder fazer essa grande ação de cidadania pensada e voltada às mulheres", destacou a vice-governadora Hana. 

Para o governador do Estado, Helder Barbalho, este é um momento de 'chamamento nacional para os direitos das mulheres'. 

"O Governo trabalha com políticas públicas de segurança e cidadania para assegurar que as mulheres possam estar protegidas e olhadas como prioridades nas ações estaduais. Temos, através da Usinas da Paz e dos Centros de Referência em Assistência Social, acolhido e trabalhado para que as mulheres possam ter ambientes adequados e seguros para cuidar e zelar. Também temos trabalhado para criar oportunidades para que as mulheres possam ter qualificação profissional e demonstrar o seu talento, competência e qualificação", declarou o chefe do Executivo estadual. 

A secretária-adjunta de Cidadania, Alessandra Amaral, também reforçou que "esta ação mostra que o Governo do Estado segue valorizando as mulheres, contemplando e mostrando que elas são indispensáveis para o nosso Estado".

ATENDIMENTOS - A estimativa é que aproximadamente 15 mil pessoas tenham sido atendidas durante a ação. Ao todo, foram disponibilizados mais de 80 serviços, incluindo consultas oftalmológicas, atendimentos clínicos, emissão de documentos, entrega de benefícios do "CredCidadão" e "Sua Casa", distribuição de cestas básicas, enxovais, e máquinas de costura, serviços veterinários, serviços de estética, entre outros. 

A dona de casa Michele Santos realizou consultas e exames oftalmológicos para a produção de novos óculos. "Eu achei ótimo, principalmente para as pessoas que precisam e não têm como conseguir por fora, por conta do preço. Agora, com essa ajuda, vou conseguir meus óculos e isso vai melhorar bastante minha vida".

A aposentada Maria de Nazaré Freitas aproveitou a ação para levar o gatinho Kira para a castração. "Achei uma ótima oportunidade. Eu não tenho dinheiro para pagar pelo serviço, pois a operação de castração é cara. Já faz tempo que busco e hoje consegui de forma rápida", informou.

Andrea Mendes

Já a artesã Andrea Mendes, que participou de cursos de qualificação na Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, expôs os seus produtos em uma feirinha que reuniu mulheres empreendedoras. Para ela, a oportunidade oferecida na UsiPaz transformou a sua vida. 

"Hoje eu sou coordenadora do projeto Artesãs Empoderadas da Cabanagem, que tem 30 mulheres. Comecei a fazer o curso na Usina da Paz do bairro da Cabanagem e hoje trabalho com a produção e venda de produtos de arte, decoração e acessórios de cabelo. Estamos muito felizes por este espaço maravilhoso que nos foi oferecido. Os cursos da Usina vieram em boa hora, no momento exato. Eu aprendi a confeccionar os produtos e através disso eu vendo e tenho uma nova renda, que veio pra me ajudar".