Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

No último ano, o Hospital Abelardo Santos atende quase 119 mil mulheres

Serviços mais demandados por usuárias são os da pediatria, obstetrícia e clínica-médica 

Por Ascom (Ascom)
08/03/2024 09h32

Referência no Pará nos cuidados da saúde materno-infantil, o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, em Belém, registrou em um ano, um número expressivo quando o assunto é a assistência à mulher. De fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024, o maior hospital público da Rede Estadual fez o atendimento de 118.157 para o público feminino.

O carro-chefe dos serviços foi a pediatria, com 37.963 mulheres sendo atendidas, seguida pelos atendimentos de obstetrícia com (30.148) e 10.787 na clínica médica.

Nesta semana, Maria Beatriz Garcia, de 10 anos, procurou a unidade acompanhada por sua mãe, Maria Beatriz Garcia, de 10 anos. Ela estava sentindo dores abdominais e vômito e procurou o pronto-socorro pediátrico para fazer a investigação. “Sou moradora do bairro do Tapanã, e o Abelardo Santos é próximo de casa. Gostei dos médicos, que na consulta, me fizeram muitas perguntas e passaram exames" disse.

A auxiliar de serviços gerais, Oracema Fonseca, de 49 anos, mora no bairro do Una. Ela está bastante satisfeita por ser atendida por um clínico-médico no HRAS. "Como não tenho plano de saúde, o Abelardo foi uma porta que se abriu para eu cuidar da minha saúde feminina", disse. Ela é diabética e há algum tempo não é avaliada por um profissional.

Obstetrícia
A unidade oferece um pronto-socorro ginecológico e obstétrico preparado e conta com a estrutura de equipamentos modernos que possibilitam suporte imediato.

Com 9 meses de gestação, Karollayne Costa, 20 anos, também procurou o HRAS nesta quinta-feira (7). À espera do seu primeiro filho, ela saiu da região das ilhas de Belém, para buscar atendimento no hospital.

"Aqui tem mais recursos do que em Cotijuba. Já estou na reta final, quase para ganhar o bebê e como não sinto dores, nem sinal de parto, preferi buscar atendimento aqui que é referência. Ainda estou sendo avaliada, mas estou gostando bastante do atendimento", avaliou.

Barbara Freire, diretora técnica do HRAS, explica que a procura das pacientes no setor são, especialmente, durante o período de gravidez, “em qualquer situação de urgência, emergência, dores, sangramentos, perda de líquido, podem se dirigir ao pronto atendimento, onde terão assistência”, destaca.

Serviço

Renata Oliveira, diretora-assistencial, observa que é importante que todas as usuárias, incluindo as grávidas, conheçam os serviços oferecidos no espaço. “Temos uma equipe multidisciplinar desde a nossa porta de entrada. Com isso, queremos que a grávida tenha confiança e segurança. Vamos além de uma maternidade pública, somos suporte durante os nove meses”, salienta.

Infraestrutura – Qualificada a prestar uma assistência humanizada, a unidade mantém cinco salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPPs), sendo uma delas estruturada com uma banheira exclusiva para os procedimentos humanizados. A maternidade do HRAS mantém atendimento porta-aberta 24 horas, recebendo, diariamente, mulheres de todo o estado, sobretudo, da Região Metropolitana de Belém.

Serviço:

O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto da Ascom Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS)