Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Conselho Estadual de Segurança Pública completa 28 anos de apoio a políticas públicas

A comemoração foi marcada pela entrega da Medalha do Mérito Padre Bruno Sechi a personalidades que atuam nas ações de segurança pública e defesa social

Por Walena Lopes (SEGUP)
07/03/2024 16h31

Titular da Segup e presidente do Consep, Ualame Machado conduziu a reuniãoDurante a 385ª reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (7), o Consep realizou uma sessão extraordinária para comemorar seus 28 anos de criação e homenagear personalidades que atuam nas ações de segurança pública e defesa social promovidas pelo governo do Estado, com a entrega da Medalha do Mérito Padre Bruno Sechi.

Ualame Machado, presidente do Consep e secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, condecorou os homenageados - autoridades do Sistema de Segurança, do Poder Judiciário e da sociedade civil, que fazem parte do colegiado.

Para o presidente do Conselho, foi um momento especial para todos os membros do Consep, que auxiliam nas deliberações essenciais à estruturação das ações de segurança em benefício da sociedade paraense.

O presidente do Consep, Ualame Machado, na entrega da medalha ao delegado-geral Walter ResendeTrabalho eficiente - “Hoje comemoramos um dia especial para o Consep, que completa 28 anos, sendo o primeiro conselho deliberativo do Brasil a formar e decidir ações de segurança, com desenvolvimento de políticas públicas favoráveis para o bom cumprimento dessa atividade tão importante na estrutura da nossa sociedade, e que no Pará conta com membros que trabalham muito fortemente para que possamos atuar de forma mais eficiente em prol da segurança dos paraenses”, destacou Ualame Machado.

O diretor-geral da Polícia Científica do Estado, Celso Mascarenhas, um dos homenageados, disse que “ser contemplado com essa honraria, em alusão ao aniversário do Conselho de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará é motivo de alegria, já que esse Conselho sempre primou pela defesa dos direitos humanos e a defesa social. Que os próximos anos do Consep continuem com esse mesmo objetivo, sempre com a contribuição dos órgãos de segurança e da sociedade”.

Ualame Machado ao lado de homenageadas no aniversário do ConsepEntre os homenageados estiveram o procurador-geral de Justiça do Pará, César Bechara Nader Mattar; o defensor público do Estado João Paulo Carneiro Ledo; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende; o diretor da Polícia Científica do Estado, Celso Mascarenhas; o ex-conselheiro do Consep e representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, André Tocantins; o representante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Emaús), José Guerreiro de Holanda; a representante do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), Maria Luiza Nunes; a ex-ouvidora do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), Maria Cristina Carvalho, e a representante da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), Maria de Fátima Matos.

A Medalha Padre Bruno Sechi é uma distinção a quem trabalha pela paz socialReconhecimento - A instituição da Medalha do Mérito Padre Bruno Sechi foi homologada pelo governador Helder Barbalho, com publicação no Diário Oficial do Estado em 13 de janeiro de 2022. Criada pelo Consep, a honraria reconhece a importância do Padre Bruno Sechi, fundador do Movimento República de Emaús, que desenvolve um amplo trabalho social em defesa da população vulnerável, atendendo principalmente crianças e adolescentes. Padre Bruno nasceu na Sardenha, Itália, e morreu em maio de 2020, em Belém, aos 80 anos.

O Conselho Estadual de Segurança Pública, responsável pela homenagem, foi criado pela Lei nº 5.944, de 2 de fevereiro de 1996, e integra a estrutura do Sieds. Órgão superior de deliberação colegiada, tem o objetivo de discutir e decidir políticas públicas voltadas às atividades de segurança pública e defesa social. O colegiado é formado por 18 membros.