Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Residentes da Santa Casa participam de semana de acolhimento com trote solidário

Além de palestras e visita guiada, os profissionais doaram produtos de higiene pessoal para pacientes em situação de vulnerabilidade

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
07/03/2024 15h47

Residentes organizaram as doações para os usuários em situação de vulnerabilidadeDezoito novos residentes, que ingressaram este ano na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança, oferecida pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), participaram da semana de acolhimento. Organizada pelos residentes veteranos, que estão no 2º ano (R2), e pela coordenação do Programa de Residência Multiprofissional, o evento incluiu palestras, visita guiada a todas as áreas assistenciais do Hospital onde os residentes atuarão, e uma ação solidária.

“Durante esta semana de acolhimento a gente teve todas as explicações. Passamos por todos os cenários e vimos todo o movimento que os R2 têm com relação ao acolhimento, não só com a gente, mas também com os pacientes. O que eles sempre falaram para a gente, que ficou no nosso coração, que a gente precisa, sim, atender ao paciente com todo o acolhimento que tem como ser humano, e ter sempre a segurança do paciente em primeiro lugar”, disse a nutricionista Emily Cruz, residente de Nutrição, recém-ingressa no Programa.

Segundo os organizadores, o “trote solidário”, como está sendo chamada a ação, foi pensado como forma de envolver os residentes em uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para ajudar usuários e usuárias dos serviços da Fundação, que necessitarem desses itens.

“Em trotes solidários de outros anos já foram arrecadados potes para o Banco de Leite da Santa Casa e, desde o ano passado, foram realizadas campanhas de arrecadação de itens de higiene, tendo em vista que diversos residentes, ao passarem por cenários de prática profissional, presenciam situações em que usuários e usuárias em situação de vulnerabilidade chegam ao Hospital e necessitam do acesso a esses itens básicos ao cuidado diário”, informou Aureni Araújo, coordenadora da Residência Multiprofissional na Santa Casa.O trote solidário é uma forma civilizada e responsável de comemorar o avanço na formação profissional

Dezenas de itens, como creme dental, desodorante, sabonete e absorventes foram arrecadados pelos residentes e entregues ao Núcleo de Serviço Social da FSCMPA, que acompanha situações nas quais os pacientes surpreendidos por uma urgência, como trabalho de parto ou transferência não esperada, chegam ao Hospital sem esses produtos.

Qualificação e humanização - A assistente social Josiany Albim, servidora da Santa Casa, acompanhou a entrega e ressaltou que a iniciativa dos residentes reforça o valor da formação na instituição, que investe na qualificação técnica dos profissionais e na valorização da formação humana.

“A gente considera essa ação muito importante do ponto de vista da consciência cidadã, pois presenciamos, enquanto serviço social, que muitas pessoas chegam aqui necessitando de coisas elementares. Pensar em suprir essa necessidade imediata para o público que a gente atende aqui demonstra esse compromisso de cidadania. Uma ação que parece pequena, mas que se torna grandiosa, pois é importante para quem vai receber. E a gente fica feliz com isso”, assegurou.

Residentes, coordenação e assistentes sociais no Núcleo de Serviço SocialTeoria e prática - A Residência Multiprofissional da Santa Casa, em parceria com a Uepa, existe desde 2012, com duração de cerca de dois anos. É uma especialização lato sensu, que tem o objetivo de promover o ensino em serviço, reunindo teoria e prática.

A especialização é voltada para profissionais formados em Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição. Desde a criação, a Residência já formou quase 200 especialistas em Saúde da Mulher e da Criança.