Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HGT realiza ação de conscientização sobre combate ao alcoolismo e drogas em Casa de Apoio

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
05/03/2024 18h51

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar, realizou uma ação de educação em saúde em uma Casa de Apoio que acolhe dependentes químicos e alcoólicos na cidade. O objetivo da visita foi oferecer suporte e conscientização sobre questões relacionadas ao alcoolismo e ao uso de drogas, com o intuito de contribuir para o processo de recuperação dos acolhidos.

Proporcionando momentos de integração e aprendizado para os residentes da Casa de Apoio, que atualmente abriga 20 homens em busca de recuperação, a equipe voluntária do GTH organizou uma roda de conversa com dinâmicas, espaço para tirar dúvidas e outras atividades conduzidas pelo grupo.

Patricia Manfredi, coordenadora do GTH, explica que a educação em saúde é uma importante ferramenta para promover a conscientização e o autocuidado entre os indivíduos. 

"A educação em saúde é fundamental para promover a conscientização e o autocuidado entre os indivíduos, especialmente aqueles que enfrentam desafios relacionados à dependência química e alcoolismo. É essencial que ações de conscientização e prevenção sejam oferecidos de forma acessível e contínua, a fim de alcançar um maior número de pessoas e contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de nossa comunidade", destaca Manfredi.

Sobre a comunidade terapêutica: A Comunidade Terapêutica Vida Nova, é uma instituição filantrópica que não recebe recursos governamentais ou de instituições privadas, sustentando-se a partir de doações e possui um bazar na zona urbana do município de Tailândia, que ajuda na manutenção da casa, dedicada ao acolhimento de dependentes químicos e alcoólicos.  Atualmente, o local proporciona apoio para 20 homens. 

Caroline Rodrigues, faz parte da equipe diretiva da comunidade terapêutica, expressou sua gratidão pela atividade realizada, e enfatizou a importância da atividade para os moradores do local.

“Foi uma experiência diferente da nossa rotina de reuniões e doze passos de espiritualidade, mas foi muito positiva. Os participantes gostaram e comentaram sobre as atividades depois. Fiquei muito satisfeita com a mudança e adoraríamos recebê-los novamente. As dinâmicas foram especialmente importantes para os moradores da Casa, muitos dos quais são analfabetos, e não conseguem manifestar suas emoções, mas durante a dinâmica eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre emoções na trabalhar raciocínio, o que também foi muito benéfico”, finalizou.

Após o término da atividade, a equipe do GTH proporcionou aos participantes um lanche, promovendo a integração e fortalecendo os laços entre os presentes.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT