Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CADEIA PRODUTIVA

Sedap apoia as boas práticas na produção de mel em São João de Pirabas

No último final de semana, o titular da Sedap, Giovanni Queiroz, visitou o município e acompanhou todo o processo de produção das abelhas com e sem ferrão

Por Rose Barbosa (SEDAP)
05/03/2024 14h48

A produção de mel é um ativo econômico importante para complemento ou mesmo a principal fonte de renda para famílias do município de São João de Pirabas, localizado na Região de Integração Rio Caeté. São quase 50 famílias associadas à Cooperativa dos Apicultores e Agricultores do Nordeste Paraense (Agromel), com sede no município, para produção do mel e de toda a cadeia do produto como pólen, própolis e a bebida hidromel.

No último final de semana, o titular da Sedap, Giovanni Queiroz, visitou o município e percorreu os locais onde é desenvolvido o Projeto do Mel, realizado conjuntamente entre a Prefeitura de São João de Pirabas e a Agromel, com o apoio da secretaria. Entre os locais percorridos estavam a área de produção do apicultor Jonas Fonseca e na área da Agromel. 

A visita, como destacou o gestor da pasta de agropecuária, teve entre as finalidades ver de perto todo o processo envolvendo a produção – desde a criação nos apiários e meliponários – espaços onde são produzidas as abelhas sem ferrão (nativas da Amazônia), onde é feito o processamento que inclui o recebimento, beneficiamento e o envase e rotulagem e de que forma o produto sai para a comercialização. O secretário visitou a agroindústria onde é beneficiado o produto. 

 A comitiva contou com o acompanhamento da Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. O coordenador da produção Animal da Sedap, Andrio de Andrade, também acompanhou a visita do titular da secretaria.

Apoio - Após a visita, Giovanni Queiroz destacou que a Sedap presta todo o apoio necessário para a produção do mel. “A gente veio aqui na ‘Vila do Mel ‘ conhecer de perto a forma como é produzido o mel e seus derivados; conhecemos o apiário do seu Jonas e nos enriqueceu bastante, conhecemos também, as diversas colméias e forma de organização das abelhas. Ficamos impressionados. Temos na secretaria um trabalho para reforçar, ampliar e motivar outros tantos a produzir mais e introduzir esse alimento na merenda escolar, nós podemos ofertar alimentos com qualidade orgânica aos nossos alunos”, destacou o secretário.

Na Sedap, esse trabalho de conexão entre os apicultores e melinopicultores  com a secretaria é feito pela Coordenação de Produção Animal (Copam). “ A gente vem solicitando via  documento deles a intensificação do cadastramento dos apicultores via Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará) para que a gente, como secretaria de fomento, tenha  a base de dados de quantos apicultores têm no Estado”, explicou Andrade. 

O secretário de agricultura de São João de Pirabas Tadeu de Freitas, que acompanhou a programação, disse que foi de suma importância a visita da equipe da Sedap. 

“Os apicultores ficaram muito felizes com a presença do secretário que esteve no local para conhecer todo o nosso processo; conheceu nossa indústria devidamente legalizada pela Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), o nosso secretário pôde ver o fluxograma e de que forma a gente trabalha o mel na nossa região”, frisou o secretário municipal. 

Ele ressaltou o apoio que os meliponicultores e apicultores recebem com  todo um trabalho da base que envolve a qualificação, o fomento de caixas, repasse de EPIs e assistência técnica. “A gente está pleiteando agora a Indicação Geográfica do nosso mel, nós já tivemos o estudo para a viabilidade da IG e pela notoriedade o nosso mel está apto para a gente defender a primeira IG relacionada ao mel e vamos torcer para que possamos conseguir mais essa vitória para o nosso município”, expressou  Freitas. 

O município está sendo acompanhado pela equipe do Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas - cuja coordenação é feita pela engenheira agrônoma, Márcia Tagore, da Sedap, para orientação sobre os tramites à obtenção do registro de IG na modalidade Indicação de Procedência (IP) por fama e notoriedade.  O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (npi) é o órgão quem concede o registro de Indicação de Procedência da IG.