Hospital de Clínicas Gaspar Vianna forma mais 54 residentes
Referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria, instituição já formou, entre médicos e outros especialistas, mais de 600 residentes desde 2004
Profissionais qualificados pelos programas de residência do HCA semana foi marcada por muita emoção e comemoração na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém, com a formatura de 54 residentes dos programas de Medicina e Multiprofissional. As cerimônias foram realizadas nos dias 28 e 29 de fevereiro (quarta e quinta-feira), no auditório da instituição.
Iniciado em 2004, o Programa de Residência Médica já formou 347 especialistas, ofertando vagas para as especialidades cardiologia, cirurgia geral, cardiologia pediátrica, clínica médica, hemodinâmica, medicina intensiva, nefrologia, urologia e psiquiatria, cirurgia vascular e cirurgia cardiovascular. As duas últimas especialidades são as mais recentes na grade curricular.
O médico Gabriel Paixão foi o primeiro residente da turma de Cirurgia Cardiovascular - iniciada em 2019 – dentro do Programa de Residência Médica. “Eu escolhi o HC por ser um hospital de referência, por ter um histórico de evolução com os pacientes, com bom acompanhamento, referência no Estado no tratamento de doenças muito graves”, explicou, acrescentando que, “apesar de ser o primeiro residente, conseguimos fazer muita coisa: aprender muito, ter muita prática, e conseguimos, durante esses cinco anos, trazer tudo de bom do aprendizado”.
Momento especial - O momento foi duplamente especial para a médica residente Aurileide Coutinho, escolhida oradora da turma. Ela contou que a escolha pelo Hospital de Clínicas resulta de uma paixão antiga. “Eu luto pelo HC desde que tinha uma outra formação. Eu era enfermeira, e desde essa época eu já tinha uma paixão pelo HC, pelo trabalho que desenvolve na cardiologia, na clínica médica, por ser referência no Estado em tantas patologias importantes e funcionar como um oásis no deserto na nossa realidade em saúde tão difícil. Eu admiro muito o trabalho do Hospital, e é uma honra imensa ter concluído esse período aqui como residente”, disse a profissional.
Aurileide Coutinho também contou que ser a oradora teve um significado muito especial. “É uma emoção incrível também porque, infelizmente, pela pandemia (de Covid-19), eu não tive a oportunidade de ter uma formatura, uma solenidade,. Poder fazer essa participação preenche uma lacuna emocional que tinha em mim, e eu tô realmente muito grata pela escolha", afirmou.
O Hospital de Clínicas também formou 29 profissionais na Residência Multiprofissional, criada em 2012, e atualmente distribuída em Atenção à Saúde Mental, Atenção à Saúde Cardiovascular e à Nefrologia. A instituição capacita profissionais em enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e educação física, para a rede de serviço do SUS (Sistema Único de Saúde).
O HC também foi a escolha da fisioterapeuta Regina Correia, que optou por fazer residência no Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular. “Desde a graduação eu sempre tive muita vontade de ser residente, e como o HC é um hospital referência no tratamento de pacientes cardiopatas, sempre foi uma das áreas que mais me identifiquei na fisioterapia. Eu encontrei aqui dentro da Residência uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal”, relatou Regina Correia.
Ensino e pesquisa - Desde 2013, o Hospital de Clínicas é uma instituição de saúde certificada como Hospital de Ensino, por meio de portaria interministerial do Ministério da Educação (MEC), e atua na formação e capacitação técnica e científica de profissionais para o SUS, ofertando programas de residência médica e multiprofissional.
Com suporte estrutural e tecnológico, os residentes cumprem carga horária dividida entre atividades teórica e prática, sob a orientação constante de mais de 200 preceptores. “Já foram formados 607 especialistas nas diversas áreas de referência em cuidado de alta complexidade da Fundação, tendo os programas de residência em saúde uma importância estruturante no processo de formação e qualificação de profissionais especializados, para atender com qualidade a rede de atenção do SUS, uma das missões da instituição: formar para um atendimento à população com qualidade e humanismo”, destacou Sônia Pinto, assessora técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.