Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Uepa promove acolhimento das Residências em Saúde

Ao todo foram 133 novos profissionais que adentraram nas residências médicas e multiprofissional/uniprofissional

Por Ascom (Ascom)
01/03/2024 16h50

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) realizou nesta sexta-feira, 1º de março, o acolhimento de mais 133 profissionais nas Residências Médicas e Multiprofissional/Uniprofissional em saúde da Universidade. O evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus II, em Belém.

A programação contou com palestras e apresentações das Comissões de Residência Médica (Coreme Uepa) e de Residência Multiprofissional e Uniprofissional (Coremu Uepa).

"Será uma longa jornada de aprendizagem, uma especialização que se caracteriza por ensino em serviço. Nós, da Coremu, estamos à disposição de nossos residentes. E estamos aqui pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e para o SUS", disse Gabriela Farias, coordenadora da Coremu Uepa.

Os programas de Residência Médica e Multiprofissional consistem em promover de modo integrado o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência, pautados na ética e na humanização, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).  Os residentes irão atuar em hospitais como Metropolitano, Ophyr Loyola, Fundação Santa Casa, Gaspar Vianna, Jean Bittar, Unidades Básicas de Saúde e outros hospitais conveniados.

Regina Carneiro, médica e professora da Uepa, ressaltou que a Residência, além da bolsa do Ministério da Saúde, conta também com o bônus da bolsa do Qualifica Saúde, "que é fruto de uma lei estadual, um benefício para quem está fazendo as Residências Médicas e Multiprofissional, uma gratificação para somar. Um incentivo à qualificação dos profissionais de saúde". E complementou, "vocês escolheram ser residentes, o paciente não escolheu estar doente, então como profissionais de saúde contribuam e devolvam todo esse aprendizado para a população tão carente do estado".

Médico neurologista e professor da Uepa, Emanuel Sousa, coordenador da Coreme Uepa e diretor do CCBS, reforçou que, "o Qualifica Saúde é um projeto ímpar no país. Vocês, residentes, já mostraram competência ao passar num grande processo seletivo de Residência. Aproveitem esse período de qualificação".

Hernani Silva, dentista, é um dos residentes que estavam presentes no acolhimento. Ele irá fazer a Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, que é um dos 15 programas da Residência Multiprofissional/Uniprofissional. Ele contou que abdicou de muitas coisas para poder ser aprovado,"o esforço valeu a pena, foi uma felicidade para toda a família. Após a Residência, minha expectativa é estar bem preparado e ter cada vez mais segurança para atender e ajudar pessoas. É muito gratificante ser parte da comunidade e dar um retorno à comunidade. Nós, profissionais da saúde, servimos à sociedade. Com nosso conhecimento, podemos ajudar os que mais precisam e que, muitas vezes, estão em situação vulnerável, então, na verdade, não fazemos mais do que nossa obrigação de dar um retorno à sociedade", declarou.

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)