Governo do Pará renova memorando de entendimento com instituição estatal de Taiwan
A parceria proporciona rede de intercâmbio comercial com entidades locais voltadas para o desenvolvimento econômico do estado
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou, nesta quinta-feira (29), juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia (Sedeme), Federação Das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e Associação Comercial do Pará (ACP), de um evento que reuniu representantes da The Taiwan External Trade Development Council (TAITRA), instituição taiwanesa que falou sobre oportunidades de ações comerciais para ampliação de mercados recíprocos de comércio exterior.
Na oportunidade, foi assinado um novo memorando de entendimentos, com a finalidade de ampliar a rede de entidades locais para participarem dos intercâmbios comerciais com o país asiático, no momento com a inclusão da Associação Comercial do Pará (ACP), mas que futuramente deverá abranger mais entidades que possam contribuir com a articulação dessa importante parceria comercial.
O presidente da Codec, Lutfala Bitar, comentou sobre essa troca de relacionamento que faz parte das competências da Companhia, que visa atrair investidores para o estado paraense: “O principal papel da Codec em relação a essa grande união, reforça nossa missão na busca por novos parceiros comerciais e temos conseguido isso a partir dessa relação com Taiwan, que vem se desenvolvendo desde 2017. Hoje estamos aqui dando continuidade a esse processo de cooperação, no qual podemos vislumbrar a ampliação desses parceiros, como a ACP, que não estava envolvida anteriormente. Sempre seguimos a orientação do nosso governador Helder Barbalho no sentido de unir todos a favor do melhor ambiente de negócios, tanto o setor privado, quanto setor público para que ambos andem de mãos dadas em função do desenvolvimento do Estado".
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo secretário Adjunto Carlos Ledo, apoiou e prestigiou o evento, devendo futuramente ser mais um dos signatários desse memorando de entendimentos, o qual destacou os benefícios que o Estado do Pará oferece e a importância da parceria entre o setor público e privado. "O Governo do Estado por meio da Sedeme está de portas abertas para realização de futuras parcerias. A assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) é de suma importância para todas as partes, em prol do intercâmbio de comércio, mercado e demais informações econômicas, visando o desenvolvimento econômico sustentável do Estado", destacou Carlos Ledo.
A parceria pode beneficiar empresas no Pará a aprimorarem sua atuação no mercado internacional, além de proporcionar possibilidades de colaboração comercial entre o Estado e Taiwan. Ainda no encontro, o grupo apresentou a cadeia produtiva de Tawian e destacou a expertise no setor de tecnologia, robótica, indústria de componentes eletrônicos e embalagens, entre outras especialidades.
"Depois da pandemia, a atração de empresários e negócios parou, e agora é muito importante essa volta ao Pará. É por isso que realizamos esse seminário sobre as parcerias entre Pará e Taiwan aqui na FIEPA. Tivemos a chance de conversar com empresários e eles me disseram que aqui existem produtos muito bons, especialmente na área de alimentos, além de energia e biotecnologias, mas para aprimorar essas produções, foi pontuado que é necessário fazer pontes e parcerias, uma vez que aqui, vocês têm muitos recursos naturais e matérias-primas. Por outro lado, nós temos a tecnologia de maquinário, nós temos produção de chips e robôs, isso nos ajuda a ampliar a produção. Nós vemos uma oportunidade de cooperação mútua unindo o ponto forte de ambos os lados, no sentido de produção de matéria-prima e energia, aliado à tecnologia", ressaltou Sandra Shih, Diretora da Taiwan Trade Center, Brazil.
Entenda - Fundado em 1970, o Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA), é a principal organização de promoção comercial de Taiwan. O grupo orienta empresas na expansão do seu alcance global e conta com 1.300 especialistas.