Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc forma novas turmas de Tempo Integral do Ensino Médio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/02/2018 00h00

Três novas turmas da Escola Estadual Professor Manoel Leite Carneiro, no bairro do Tenoné, em Belém, receberam o grau do Ensino Médio na última quinta-feira, 1º de fevereiro. A cerimônia foi realizada no Templo Central da Assembleia de Deus e teve com o ponto alto o discurso do orador da turma, Wevely David Leite da Silva, 18 anos, que fez um relato das experiências e expectativas suas e dos colegas diante do desafio de passar quase dez horas por dia dentro de uma instituição de ensino.

“Fomos os primeiros a nos habituar a esta nova rotina de estudos e às atividades extras. Vivemos um período de adaptação, tempos de rebeldia, inerente aos jovens, mas também de muito aprendizado, pois também fomos os primeiros a tirar nota dez", disse o jovem, que tirou 820 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem o sonho de ser jornalista.

Segundo Péricles Pereira Matos, diretor da instituição, a Escola Manoel Leite foi inaugurada em 2015 para atender o programa de Tempo Integral implantado no Pará desde 2012. São 80 concluintes do Ensino Médio, que vivenciaram junto com cerca de outros 400 estudantes da instituição, a experiência do ensino em Tempo Integral. Raissa Oliveira, de 18 anos, é uma delas. No início, ela teve um pouco de dificuldade de adaptação, pois tinha estudado, até então, em um único período. Mas diz que só tem a agradecer pela oportunidade de poder se dedicar mais aos estudos. “Eu aprendo muito mais, e não me refiro somente às disciplinas do currículo  escolar, mas às várias áreas do conhecimento. Estive envolvida nos projetos de artes, cultura, hortas, esportes, e esse tempo extra na escola melhorou, inclusive, a minha relação com os professores”, conta a jovem.

O programa de Tempo Integral se encaixa na perspectiva de desenvolvimento de uma escola pública que cumpra com a sua função social, que é a de permitir aos jovens o acesso ao conhecimento, contextualizando-o com o mundo em que vivem.

No programa de tempo integral os estudantes entram nas escolas às 7h30 e permanecem até as 17h inseridos em atividades que envolvem desde apoio pedagógico, acompanhamento de aprendizagem, inserção em oficinas, projetos de ensino, pesquisa e ainda diversas atividades físicas, entre outros.

A Escola Manoel Carneiro tem 12 salas. Para atender os estudantes em Tempo Integral dispõe de biblioteca, quadra coberta, vestiário, sala de informática, laboratório multidisciplinar, área de convivência, sala de arte, cozinha e refeitório, entre outros.

Segundo Jane Cardoso, coordenadora Estadual da Escola de Tempo Integral (TI), em 2017 o Pará tinha 15 escolas na modalidade TI do Ensino Médio, sendo 11 escolas na região metropolitana de Belém e quatro em Marabá. Este ano, o Programa vai ganhar a adesão de mais sete escolas: Bragança (3), Santarém (2), Barcarena (1) e Maracanã (1). Ao todo, serão 1.120 novos alunos, totalizando 6.880 estudantes no Tempo Integral do Ensino Médio em 22 escolas no Pará. A Seduc tem ainda dez escolas de Tempo Integral do Ensino Fundamental.