Treinamento para cadastrar imóveis rurais é promovido pelo Iterpa
Equipe técnica do Iterpa, Emater e parceiros de outros Institutos de Terras participaram de mais um treinamento, desta vez sobre como cadastrar um imóvel no sistema Sicarf
Cadastrar um imóvel no sistema tecnológico do Iterpa é o primeiro passo para a futura regularização fundiária, destinada a quem deseja obter uma titularidade de um imóvel no Estado do Pará. Por isso, representantes da área promoveram um treinamento, de forma híbrida, destinado a orientar como realizam-se os pedidos na plataforma digital.
Uma das vantagens é que o módulo funciona 100% digital, ou seja, o requerente pode acompanhar as etapas do seu processo à distância, sem a necessidade de vir à Belém, por exemplo. Além disso, há também a possibilidade de responder e sanar pendências durante o curso do processo, via internet, uma vez que as análises são automatizadas.
"É preciso ficar atento ao cadastro de um imóvel, pois a ferramenta é bem intuitiva e já possui campos adequados e padrões para cada tipo de processo, seja ele solicitado de forma onerosa, ou não", explica Marco Antônio, gerente responsável pelo treinamento. Na visão dele, "um bom cadastro acelera os trâmites no sistema do Iterpa, o que promove no curso do processo, celeridade e eficiência ao pedido de regularização fundiária daquele imóvel".
Com a tecnologia do sistema Sicarf, o Iterpa abre possibilidades para regularizar cada vez mais áreas públicas estaduais, promovendo com isso, mais segurança jurídica, fomento na cultura do plantio pelo agricultor familiar, bioeconomia dos municípios e o crescimento sustentável nas regiões de Integração do Pará.
Texto: Shirley Moura - Ascom/Iterpa