Hospital Regional do Tapajós oferece tratamento especializado para doenças gastrointestinais
A manutenção de hábitos alimentares saudáveis e exames preventivos contribuem para a saúde do aparelho digestivo
Ansiedade e estresse em níveis elevados afetam não apenas a saúde mental, mas também outras áreas do corpo, incluindo o aparelho digestivo. Alimentação inadequada e intolerâncias alimentares contribuem para desregular essa parte do organismo humano, alerta o gastroenterologista Rodrigo Oliveira, do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Na unidade, entre os problemas mais comuns relatados está a gastrite - inflamação da mucosa do estômago. "É uma ocorrência recorrente e multifacetada", explica o médico, acrescentando que "fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool e dieta desequilibrada contribuem significativamente para seu surgimento".
Setor ambulatorial do Hospital Regional do TapajósA prevenção da doença, enfatiza o médico, envolve a adoção de hábitos saudáveis. "Manter uma alimentação balanceada, controlar o peso, praticar exercícios físicos e evitar alimentos irritantes, como os condimentados e os industrializados, são passos cruciais para mitigar esse problema. Para aqueles que já lutam contra a gastrite, certos alimentos devem ser evitados. Chocolate, café, pimenta, refrigerante e alimentos condimentados podem agravar os sintomas, e devem ser consumidos com moderação", orienta o especialista.
Outros distúrbios - Entre os problemas intestinais mais comuns na região estão constipação crônica, diarreia e infecções parasitárias. "Esses distúrbios são frequentemente associados a hábitos alimentares inadequados e falta de higiene. A população de Itaituba enfrenta desafios específicos, como a dor de estômago, refluxo, náuseas e diarreia, devido à dieta desequilibrada, ao alto consumo de álcool e ao tabagismo", ressalta Rodrigo Oliveira.
Médico especialista Rodrigo Oliveira ressalta importância dos cuidados preventivosO especialista ressalta a importância da prevenção. As consultas preventivas são indicadas especialmente para pessoas com mais de 40 anos. "Exames como a colonoscopia são fundamentais na detecção precoce de condições potencialmente graves, tanto em homens quanto em mulheres. A prevenção atua como a melhor defesa contra esses problemas. Manter uma dieta saudável, hidratar-se adequadamente e limitar o consumo de álcool e alimentos processados são medidas cruciais para proteger a saúde gastrointestinal", reforça o médico.
O diretor do HRT, Matheus Coutinho, destaca a importância da oferta desse serviço para a população. Ele destacou que não se trata apenas de atender moradores de Itaituba, mas também de toda a região do Tapajós, e regiões próximas, incluindo o Baixo Amazonas e o Xingu.
Segundo Matheus Coutinho, o serviço contribui para a manutenção da saúde e do bem-estar dos usuários, que têm acesso a serviços de qualidade.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós oferece 153 leitos de internação, incluindo leitos clínicos cirúrgicos, médicos; de UTIs adulto, pediátrica e neonatal; ginecológicos e obstétricos, além de leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Canguru.
Texto: Ascom/HRT