Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap aprova 2 projetos junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen)

Iniciativas disponibilizam ações de segurança, qualidade de vida, reeducação alimentar e bem-estar para o quadro de servidores

Por Caroline Rocha (SEAP)
28/02/2024 12h03

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) teve dois projetos aprovados pela Curadoria de Iniciativas em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário. As duas iniciativas foram projetadas em julho de 2023, e submetidas ao ‘Projeto Valoriza: Saúde em Foco’, criado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Criados pelos servidores da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs), os projetos têm como objetivo dar visibilidade e compartilhar experiências que possam inspirar outros profissionais e gestores. Além de promover a aproximação e a valorização entre diferentes fatores que desenvolvem pesquisas com o intuito de contribuir para a saúde e a qualidade de vida de cada servidor penitenciário.

“Os projetos foram criados em dois momentos, pensando na melhoria da qualidade de vida de cada servidor e assim, é uma conquista muito significativa para a Seap e profissionais que estão envolvidos nos projetos. É muito gratificante ter o reconhecimento do nosso trabalho a nível nacional pela curadoria do SENAPPEN com a Fiocruz,” diz Elainne Lobo, coordenadora da Cavs.

Auxílio Moradia – O primeiro projeto intitulado ‘Auxílio Moradia da Seap/PA’ originou-se em 2021 e surgiu a partir da necessidade de elaborar um serviço que atendesse a demanda de servidores públicos que estavam sofrendo ataques, apresentavam situações de risco de vida residindo em áreas consideradas perigosas. Desta forma, a Cavs fez um levantamento técnico-social para justificar a necessidade de ofertar apoio social e habitacional aos servidores que eram ameaçados, seja na unidade penitenciária, na comunidade onde residiam, ou simplesmente por morarem em áreas consideradas de risco configurando uma situação de vulnerabilidade social.

O Auxílio Moradia da Seap, tem por objeto a estreita cooperação entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB) visando à concessão de auxílio-moradia para 125 servidores da Seap com riscos devidamente comprovado pela Assessoria de Segurança Institucional (ASI), além do estudo social elaborado pela Cavs.

Saúde em foco – Já o segundo projeto chamado ‘Vida Leve: Mudança Comportamental e Conhecimento Nutricional no Sistema Penitenciário’ surgiu após uma necessidade observada nos atendimentos diários realizados pela Cavs, as profissionais observaram que um grande número de servidores estava acima do peso, e apresentava doenças crônicas como diabetes, hipertensão, além de doenças cardíacas. Outro fator recorrente era o tratamento psicológico por sofrimento psíquico.

Desse modo, promover a prevenção dos agravos em saúde é fundamental, visto que servidores saudáveis têm melhor desempenho em todos os aspectos da vida, inclusive nas atividades laborais. Servidores adoecidos ou em processo de adoecimento têm como consequência a maior propensão ao afastamento e diminuição na produtividade, isso impacta diretamente na redução do quadro de servidores presentes nas atividades laborais diárias nas Unidades Prisionais.

Texto de Ingrid Bandeira