Fapespa prorroga inscrições até 8 de março para projetos climáticos na Amazônia
Iniciativa objetiva financiar propostas alinhadas ao plano estadual de bioeconomia do Pará e às políticas setoriais sobre mudanças climáticas
Foi prorrogado até o dia 8 de março, o prazo de inscrições de propostas para a Chamada “Juventudes na liderança - Soluções locais para enfrentar as mudanças climáticas”, como parte do programa Climate Skills Brasil - Sementes para a Transição de parceria entre Fapespa e a instituição britânica British Council. A Chamada tem como objetivo financiar projetos alinhados ao plano estadual de bioeconomia do Pará e ao arcabouço de políticas setoriais do Estado em temas de mudanças climáticas.
A parceria entre a Fapespa e a British Council é possível porque as duas instituições reconhecem a importância de se investir no desenvolvimento sustentável e incentivar a participação da juventude na abordagem dos desafios globais e locais, particularmente, no contexto das mudanças climáticas. Dessa forma, a iniciativa quer fomentar a inovação, a educação e o desenvolvimento sustentável no Pará. Serão selecionadas até 16 propostas, cada uma com orçamento máximo de R$ 40 mil.
“Nós estamos falando de educação climática, de empregabilidade, de empreendedorismo, empregos verdes, isso tem tudo a ver com o que a gente está discutindo na COP 30. O que estamos discutindo agora e que vamos discutir na COP. Esse projeto tem um potencial para levar até a COP produtos, que é o que o governador está nos pedindo, nós não queremos simplesmente ser os hospedeiros da COP, nós queremos ser protagonista, oferecer produtos, oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável dessa região”, destaca o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
“É um projeto global. Há oportunidades para pessoas de todas as partes do mundo trabalharem e se comunicarem juntas. As possibilidades são enormes para estabelecer uma rede importante na área da bioeconomia. É um projeto, uma ideia para educar e ajudar diferentes partes do mundo, especialmente os jovens. Com parceiros como o HSBC, um banco global que pode ampliar o alcance do projeto, e a Fapespa e creio que esse grupo como parceiros que pode iniciar algo importante na cidade de Belém.", explica o diretor Nacional British Council no Brasil, Tom Birtwistle.
Sustentabilidade - A Fapespa é a responsável pelo fomento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação dentro do Pará. Assim, ela planeja ações de desenvolvimento sustentável, projetos que fazem link entre as ICTs, universidades, instituições de ciência e tecnologia e jovens, principalmente, jovens vulneráveis de escolas públicas que sejam das comunidades, preferencialmente ribeirinhos, quilombolas, indígenas, população tradicional, para que eles tenham acesso às pesquisas desenvolvidas e as compreendam para um futuro pensado com bioeconomia.
Os detalhes podem ser conferidos no site da Fapespa, o www.fapespa.pa.gov.br, e no site da British Council Brasil, o www.britishcouncil.org.br.