Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Comunidades quilombolas de Gurupá recebem cerca de 16 mil mudas para fomentar agricultura familiar sustentável

Ação integra projeto conduzido em parceria pelo Ideflor-Bio e a Prefeitura de Gurupá

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
27/02/2024 17h13

Uma importante iniciativa é realizada em prol do meio ambiente e das comunidades locais do município de Gurupá, no Arquipélago do Marajó. Cerca de 16 mil mudas de espécies frutíferas e essências florestais foram entregues aos produtores rurais, em uma ação conjunta do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Prefeitura de Gurupá. 

A ação tem como objetivo promover o reflorestamento, apoiar a sustentabilidade e aumentar a renda das famílias quilombolas das comunidades Gurupá-Miri e do ramal da Sauva. Na última semana, foi realizada uma nova entrega de mudas. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Joãozinho Batista, a vice-prefeita Iracilda Alho, representantes da Comissão de Igualdade Racial, Gênero e Etnia, do ICMBio, do Projeto ITA, entre outros parceiros. 

O evento foi marcado pela celebração e comprometimento com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Até o momento, as mudas entregues incluem variedades como: açaí, cacau, piquiá, cedro, ipês, andiroba, ingá, entre outras espécies de essências florestais. Essa diversidade de espécies vai ajudar não apenas à recomposição da vegetação local, mas também na promoção da biodiversidade e o fortalecimento dos ecossistemas.

Os produtores rurais de Gurupá estão entusiasmados com a oportunidade de participar da iniciativa e de poder contribuir para a conservação do meio ambiente. Além de receberem as mudas, eles também estão sendo capacitados em técnicas de plantio e manejo sustentável, visando garantir o sucesso do reflorestamento e o desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) integrados.

Para o gerente do Escritório Regional do Xingu do Ideflor-Bio, Israel Oliveira, a parceria entre o órgão ambiental do Governo do Pará e a Prefeitura de Gurupá, além das demais instituições envolvidas, demonstra o compromisso conjunto com a preservação ambiental e o apoio às comunidades locais. "A entrega das mudas é apenas o primeiro passo de um projeto mais amplo, que visa transformar a realidade da região, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida para todos os envolvidos", detalhou.

Israel acredita que a ação de reflorestamento em Gurupá é um exemplo inspirador de como é possível unir esforços em prol do meio ambiente e do bem-estar das comunidades. "Com iniciativas como essa, a esperança de um futuro mais verde e sustentável se fortalece, mostrando que juntos podemos fazer a diferença para o planeta e para as gerações futuras", concluiu o gerente.