Estado fecha fevereiro com mais de R$ 28 milhões em benefícios do 'Sua Casa' entregues
Ao todo foram entregues cerca de 4 mil benefícios em 12 municípios paraenses
Em fevereiro de 2024, o Governo do Pará etregou mais de R$ 28 milhões em benefícios habitacionais do programa "Sua Casa" às famílias de 12 municípios paraenses. Os benefícios foram entregues durante agenda de trabalho do governador Helder Barbalho, que percorreu diversas regiões de Integração do Pará.
No município de Quatipuru, que fica localizado na região de Integração do Rio Caeté, por exemplo, o benefício habitacional chegou em boa hora para a dona de casa Ana Melo da Silva, que vai poder reformar sua casa e dar melhores condições de moradia para a família. "Minha casinha estava cheia de rachaduras, quando chovia, molhava tudo por dentro, era muito ruim. Agora com esse cheque, vou poder reformar ela toda. Sou muita grata por este benefício", disse.
Em um outro extremo do Pará, no município de São Félix do Xingu, que fica na região de Integração do Araguaia, a dona de casa Salmiria Carvalho, realizou o grande sonho de poder construir sua casa própria. "Vou levantar do zero e com essa ajuda do governador vou ter minha casa, do jeito que eu sempre quis e nunca pude fazer", ressaltou.
Além das cidades de Quatipuru e São Félix do Xingu, as entregas do programa habitacional, "Sua Casa", neste mês de fevereiro, contemplaram ainda moradores dos municípios de: Itupiranga; Ananindeua (Região Metropolitana de Belém); Bannach; Altamira; Cumarú do Norte; Tucumã; Paragominas; Abaetetuba; Breves e Augusto Corrêa, contabilizando cerca de 4 mil benefícios em 12 municípios paraenses.
O programa é destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional. O "Sua Casa" foi criado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de decreto, em dezembro de 2019 e tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Pará.
O diretor-presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Luís André Guedes detalha que o auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional, no âmbito do Programa "Sua Casa" ocorre, por meio da renúncia do Governo do Estado ao recolhimento do valor dos cheques entregues aos beneficiários de parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
"É um recurso que cumpre um papel social muito importante, pois a concessão é feita, preferencialmente para mulheres chefes de família, idosos ou pessoas com deficiência, que realizam o sonho da casa própria digna", destaca Luís André.
O padrão da casa a ser construída com o recurso do 'Sua Casa' é uma unidade contendo sala de estar, dois quartos, banheiro interno e cozinha.