Fiscalização do Detran em Itaituba reforça prevenção contra acidentes no município
O Detran está reforçando a fiscalização em Itaituba e tem como objetivo coibir infrações que coloquem em risco a segurança dos usuários da via
Nas últimas semanas, a equipe do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) intensificou as ações nas estradas do estado, parando carros e motocicletas, além de consultas dos documentos de veículos e habilitação dos condutores. Os agentes também observaram os fatores de risco, como as condicões do veículo e o uso obrigatório do capacete. O equipamento de segurança é o principal instrumento de preservação da vida no trânsito.
O chefe de operações do Detran em Itaituba, Clayton Gemaque, explica que as infrações mais recorrentes registradas durante as fiscalizações são veículos com o licenciamento em atraso e condutores sem habilitação. Os documentos são obrigatórios e a irregularidade resulta em multa, pontuação na carteira e até retenção do veículo. De acordo com o Clayton, a operação "Lei Seca" também tem sido intensificada durante os fins de semana com o uso do etilometro.
"Os procedimentos estão sendo feitos, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o que estamos percebendo é uma diminuição dos casos pra melhor proteger a população. Vamos continuar fazendo as operações no mês de março, em conjunto com as forças de segurança sempre visando a segurança de trânsito", explica.
No último final de semana, sete pessoas foram flagradas dirigindo sob a influência de álcool, destas, quatro foram presas por crime de alcoolemia ao serem flagradas conduzindo veículo com grande concentração de álcool no sangue.
Para o advogado, Rodrigo Villacorta, as ações de fiscalização do Detran junto com a polícia militar são de extrema importância em Itaituba, pois serve para inibir o crime de roubo de veículos, fiscalizar aquele motorista que ingere bebida alcoólica e vai dirigir, além de impedir que motoristas não habilitados andem pelas ruas colocando a vida das pessoas em risco.